Integrantes do bloco faraó tocam percussão em seu desfile no carnaval de BH, em 2020

Faraó retoma os trabalhos, dois anos depois de desfilar em BH, em fevereiro de 2020

Paulo Filgueiras/22/2/20

O calendário musical de BH já está em ritmo de carnaval, que promete reunir 4 milhões de foliões nas ruas da cidade, de 18 a 21 de fevereiro, após dois anos de jejum momesco devido à pandemia. Neste domingo (8/1), a Feira do Mineirinho recebe o Bloco Faraó, o grupo Diga Lá e o DJ Hugo Sampaio.


“A ideia é que seja carnaval o ano inteiro com a gente, no Mineirinho. É sempre uma folia”, diz ele. A parceria com blocos carnavalescos, segundo Souza, “é barril dobrado”, como se diz na Bahia. Hoje, tem Faraó. No próximo domingo (15/1), será a vez do Baianas Ozadas. No dia 22, Baianeiros subirá ao palco.

Roberto Linhares, fundador e coordenador do Faraó, conta que a Feira do Mineirinho dá oportunidade ao bloco para se preparar para o carnaval. Os R$ 20 mil destinados pela prefeitura aos grupos bancam basicamente o aluguel do carro de som. Alimentação, contratação de equipe de apoio e outras despesas dependem de patrocínios, que ainda não apareceram, segundo ele. A participação em eventos como a feira ajudam a cobrir custos.

Cantora de “Faraó”, hit baiano que batizou o bloco mineiro, Margareth Menezes, nova ministra da Cultura, está presente no repertório ao lado de Daniela Mercury e de outros nomes do axé. Linhares acredita que a escolha de Margareth para a pasta traz esperança para o setor cultural e para profissionais ligados ao carnaval.

Segundo ele, apesar de a folia injetar recursos consideráveis na economia da capital mineira, profissionais e blocos carnavalescos não recebem a mesma contrapartida dos comerciantes locais. “Carnaval aqui em BH é feito na cara e na coragem. O esforço é de quem gosta de fazer carnaval”, diz o fundador do Faraó.
 
Bateria do bloco Baianas Ozadas desfila no carnaval de BH

Integrantes do Baianas Ozadas se apresentarão em 15 de janeiro no Mineirinho

Ramon Lisboa/EM/D.A Press/2018
 

Com entrada franca, a programação carnavalesca da Feira do Mineirinho ocorre às quintas-feiras e domingos. A agenda conta com Diga Lá, blocos Faraó e Baianas Ozadas, DJ Hugo Santiago, Felipe Hott, Passe Vip, Projeto Flash e a dupla Baianeiros.

FEIRA DO MINEIRINHO

» Domingo (8/1)
A partir das 12h, com Diga Lá, Bloco Faraó e DJ Hugo Santiago

» Quinta (12/1)
A partir das 19h, com Projeto Flash Back e Passe Vip

» 15/1
A partir das 12h, com Diga Lá, Baianas Ozadas e DJ Hugo Santiago

» 19/1
A partir das 19h, com Passe Vip e DJ Hugo Santiago

» 22/1
A partir das 12h, com Diga Lá, Baianeiros e DJ Hugo Santiago

» 26/1
A partir das 19h, com Passe Vip e DJ Hugo Santiago

» 29/1
A partir das 12h, com Diga Lá, Felipe Hott e DJ Hugo Santiago

.Mineirinho, Avenida Antônio Abrahão Caram, 1.000, Bairro São José, Pampulha. Entrada franca
 
* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria