(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Choronas, grupo só de mulheres, toca neste sábado na Praça Floriano Peixoto

Repertório reúne clássicos de Chiquinha Gonzaga, Joaquim Callado, Zequinha de Abreu e Waldir Azevedo. Show deste sábado (27/6) tem entrada franca


27/08/2022 09:10 - atualizado 27/08/2022 09:13

Quatro integrantes do grupo musical Choronas gritam e olham para a câmera
Choronas chega a Belo Horizonte, depois de fazer turnê no Leste Europeu (foto: Gal Oppido/divulgação)

Após o período de apresentações on-line pandêmicas, a série BH Instrumental está de volta à Praça Floriano Peixoto, em Santa Efigênia. Neste sábado (27/8), a banda paulista Choronas apresenta clássicos do choro e músicas de seus cinco álbuns.


Maicira Trevisan (flauta transversal), Ana Cláudia César (cavaquinho), Paola Picherzky (violão sete cordas) e Miriam Capua (percussão) são as Choronas, que acabam de chegar de uma turnê no Leste Europeu.

Ana César explica que o repertório do show terá composições autorais, como Choronas em Sampa, de sua autoria, Choro de domingo, de Maicira, e Setembro, de Rosana Bergamasco.

“Vamos tocar 20 músicas e acredito que o público vai adorar”, diz Ana.

Waldir Azevedo é o meu mestre. Ele transformou o cavaquinho acompanhador em solista. Mudou a concepção do instrumento dentro da música brasileira

Ana César, cavaquinista


Clássicos do chorinho

O público ouvirá também os clássicos Corta jaca (Chiquinha Gonzaga), Flor amorosa (Joaquim Callado), Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu), Delicado (Waldir Azevedo), Eu quero é sossego (K-Ximbinho) e Murmurando (Fon Fon).

O repertório será uma espécie de “coletânea” dos cinco álbuns do grupo. “Selecionamos quatro músicas de cada disco, passando por compositores clássicos e modernos, como Altamiro Carrilho e Hermeto Pascoal”, diz ela.

A cavaquinista Ana César diz que Waldir Azevedo é sua principal referência na música instrumental.

“Waldir Azevedo é o meu mestre. Ele transformou o cavaquinho acompanhador em solista. Mudou a concepção do instrumento dentro da música brasileira. Isso foi importantíssimo, fundamental. Divisor de águas para o instrumento”, comenta.

As outras atrações da noite serão Marcos Andrade Quarteto, Ueverton Lamim & Quarteto e o Duo Foz, com participação de Alexandre Andrés.

BH INSTRUMENTAL

Neste sábado (27/8), às 18h. Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia. Com Choronas, Marcos Andrade Quarteto, Ueverton Lamim & Quarteto, Duo Foz e Alexandre Andrés. Acesso gratuito


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)