(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NO STREAMING

Denzel Washington brilha como Macbeth e está cotado para o Oscar

Astro diz que diversidade racial e o elenco negro não deveriam ser considerados algo "especial'" nesta releitura de Joel Coen para o clássico de Shakespeare


18/01/2022 04:00 - atualizado 18/01/2022 09:00

Close do ator Denzel Washington como Macbeth, no filme A tragédia de Macbeth
O ator Denzel Washington, com seu Macbeth, tem arrancado elogios da crítica (foto: Apple TV+)

"Na minha humilde opinião, deveríamos chegar a um ponto em que a diversidade nem sequer tenha de ser destacada como algo especial"

Denzel Washington, ator sobre o elenco negro do novo filme


Nos quatro séculos que passaram desde que Shakespeare escreveu sua peça escocesa, nunca houve um Macbeth como Denzel Washington.

Duas vezes ganhador do Oscar, ele é frequentemente considerado o grande ator de sua geração e já recebeu todos os elogios por seu novo trabalho, “A tragédia de Macbeth”, filme disponível na plataforma de streaming Apple TV+.

Denzel Washington está entre os cinco indicados ao prêmio SAG, concedido pelo sindicato dos intérpretes americanos e termômetro para o Oscar, que será entregue em 27 de fevereiro. Também entrou na lista do Globo de Ouro, mas o troféu foi para Will Smith (“King Richard: Criando campeãs”)

CASAL DE TERCEIRA IDADE 

Washington tem 67 anos e sua Lady Macbeth é interpretada pela atriz Frances McDormand, de 64, o que significa que o casal implacável dificilmente poderia gerar um herdeiro para seu reinado.

“Eles estão cansados e são mais velhos”, diz o ator, explicando que a passagem do tempo deu aos personagens motivação diferente, mas igualmente maléfica.

“Eles são como: 'Olha, esta é a nossa chance. Eles nos devem”, comenta. “Tempos drásticos exigem medidas drásticas. E o relógio está correndo.”

Como Washington, que protagoniza duelos de espadas com vários adversários em muitos e exaustivos embates ao longo do filme, interpretaria esse papel 20 ou 30 anos atrás?

“Provavelmente, de forma mais física. E não cedendo à realidade de como os meus joelhos estão neste ponto da minha vida!”, responde.

Além da questão etária, Washington é negro, assim como o ator Corey Hawkins, de 33, que interpreta seu inimigo e eventual vencedor Macduff.

Esse detalhe, embora seja anacronismo histórico para a Escócia do século 11, está longe de ser novidade. Em 1936, Orson Welles dirigiu uma versão de “Macbeth” com elenco negro.

“Obviamente, somos diferentes e acredito que isso é bom”, afirma Washington. “Na minha humilde opinião, deveríamos chegar a um ponto em que a diversidade nem sequer tenha de ser destacada como algo especial”, defende.

“Não posso mudar esta pele ou este cabelo. Mas o que posso fazer é ser ótimo em algo que as pessoas podem não estar esperando. Não estávamos pensando em preto e branco”, acrescenta Corey Hawkins.

Atores Corey Hawkins, de terno branco e Moses Ingram, de vestido laranja, no lançamento do filme A tragédia de Mabeth, em Los Angeles
Corey Hawkins e Moses Ingram, que interpretam Macduff e Lady Macduff, no lançamento do filme em Los Angeles, em dezembro (foto: Kevin Winter/AFP)

"É uma honra poder fazer isso e estar lado a lado com esses atores, esses atores negros. Porque temos tanta propriedade (para esses papéis) como qualquer outra pessoa"

Corey Hawkins, ator


ELEGÂNCIA EM PRETO E BRANCO

Ironicamente, o filme foi rodado em preto e branco, no formato padrão (4:3), com decorações minimalistas e elegantes que remontam aos primórdios de Hollywood.

“Macbeth” já ganhou versões em diversos formatos de cineastas de renome como Orson Welles, Akira Kurosawa e Roman Polanski. Denzel Washington afirma não ter visto as versões anteriores e conta ter preferido não assisti-las depois que o diretor Joel Coen escolheu o elenco de seu filme.

“Não queria ver alguém e me perguntar: como diabos vou fazer melhor do que isso? Não queria que (essa preocupação) influenciasse o que eu estava fazendo. Então, interpretei este papel com um olhar fresco e com imaginação”, explicou.

Porém, o ator americano tem tradição em se tratando de Shakespeare. Protagonizou na Broadway uma versão de “Júlio César”, além de participar de “Muito barulho por nada”, sob o comando de Kenneth Branagh.

Corey Hawkins, por sua vez, conta que espera ver Washington, ele e outros atores negros do elenco, incluindo Olivia, filha de Washington, servindo de inspiração para que mais jovens de minorias atuem em obras de Shakespeare.

“Sim, os negros amam Shakespeare. Nós provavelmente amamos Shakespeare sem saber que amamos Shakespeare, porque há tantas referências dele em obras culturais e nas músicas de que gostamos”, comentou.

“É uma honra poder fazer isso e estar lado a lado com esses atores, esses atores negros. Porque temos tanta propriedade (para esses papéis) como qualquer outra pessoa”, concluiu o jovem intérprete de Macduff. (AFP)

“A TRAGÉDIA DE MACBETH”

Filme de Joel Coen. Com Denzel Washington, Frances McDormand, Corey Hawkins, Olivia Washington, Kathryn Hunter e Moses Ingram, entre outros. Disponível na plataforma Apple TV .


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)