UAI
Publicidade

Estado de Minas CINEMA

Documentário celebra memória e legado de Sócrates

"Democracia em preto e branco" será exibido neste sábado (4/12) em homenagem ao jogador, que morreu há 10 anos


04/12/2021 04:00 - atualizado 03/12/2021 22:04

Jogador Sócrates, no campo, em cena do documentário 'Democracia em preto e branco'
O craque Sócrates liderou o movimento Democracia Corintiana (foto: CURTA!/DIVULGAÇÃO)

Narrado por Rita Lee e dirigido por Pedro Asbeg, “Democracia em preto e branco” será exibido neste sábado (4/12), às 22h15, no Curta!. O documentário celebra a memória e o legado do jogador Sócrates, conhecido como “Doutor Sócrates”, morto há 10 anos, em 4 de dezembro.

Além da trajetória do atleta, o filme aborda o movimento ideológico-futebolístico Democracia Corinthiana, fundado por ele e por outros jogadores do Corinthians, como Walter Casagrande Jr.

Entre os entrevistados há futebolistas e corintianos ilustres, como o ex-presidente Lula, Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman, Paulo Miklos e Juca Kfouri, cujos relatos são ilustrados com imagens de arquivo de jogos, de manifestações e de shows.
 

Durante a luta pela volta das eleições diretas no Brasil, na década de 1980, Sócrates liderou um grupo de atletas, como o próprio Casagrande e o lateral Wladimir, reivindicando a construção de um clube mais democrático em sua administração. Tudo era decidido por votação, das contratações aos locais de concentração.


Em uma configuração totalmente auto-organizada, o grupo causou polêmica e desagradou militares e cartolas por subverter modelos tradicionais de gestão.


O longa, produzido pela TV Zero, também mostra o panorama esportivo, musical e político de uma época em que o país fervilhava em meio a greves e protestos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade