Cena de ''Round 6''

O seriado ''Round 6'', trama distópica que denuncia a miséria, obteve 111 milhões de acessos em seus primeiros 28 dias de exibição

Netflix/Reprodução

Trama afiada, alegoria social e cenas contundentes de violência são os ingredientes do sucesso de “Round 6” (“Squid Game”), a distópica trama da Netflix que se tornou o mais recente fenômeno global criado na Coreia do Sul. A atração se tornou a série mais assistida da plataforma durante os primeiros 28 dias de exibição, com 111 milhões de acessos, desbancando “Bridgerton”, que estreou no início deste ano e foi vista por 82 milhões de contas no mesmo período.

Assim como “Parasita”, que em 2020 se tornou a primeira produção não falada em língua inglesa a ganhar o Oscar de melhor filme, os protagonistas de “Round 6” vêm das camadas marginalizadas da sociedade sul-coreana.

Cidadãos afundados em dívidas, um empobrecido trabalhador imigrante e uma desertora da Coreia do Norte competem em jogos infantis para ganhar 45,6 bilhões de won (US$ 38 milhões). Se perderem, pagam com a vida.

MAIOR PRODUTO

Poucos dias depois da estreia, ocorrida em setembro, Ted Sarandos, copresidente-executivo da Netflix, já apontava a possibilidade de a atração se tornar o “maior produto até hoje” da plataforma. Com efeito, “Squid games” conquistou o mundo.

Escrita e dirigida por Hwang Dong-hyuk, a série confirma a crescente influência da cultura popular sul-coreana, com fenômenos mundiais como o grupo de k-pop BTS e o filme “Parasita”, do cineasta Bong Joon-ho.

Para os críticos, a explicação para tamanho sucesso do audiovisual sul-coreano está nos temas abordados e na crítica aos males do capitalismo – problemas universais, especialmente depois da pandemia que ampliou a desigualdade social.

“A tendência crescente de priorizar os benefícios sobre o bem-estar do indivíduo é um fenômeno que vemos nas sociedades capitalistas de todo o mundo”, afirma Sharon Yoon, professor de estudos coreanos na Universidade Notre-Dame, nos Estados Unidos.

Em fevereiro, a Netflix anunciou o plano de investir US$ 500 milhões, em 2021, em séries e filmes produzidos no país asiático.

“Nos últimos dois anos, vimos o mundo se apaixonar pelo incrível conteúdo criado na Coreia do Sul”, afirmou Ted Sarandos. “Nosso compromisso com a Coreia é forte. Continuaremos investindo e colaborando com narradores coreanos em uma ampla gama de gêneros e formatos.”

A história do país asiático é repleta de guerras, pobreza e governos autoritários. Temas e fenômenos explorados em obras coreanas remetem ao poder, à violência e a mazelas sociais. Isso criou a cena cultural vibrante que, em diferentes formatos, atingiu amplo público internacional.

No início, os dramas sul-coreanos, chamados k-dramas, eram muito populares nas emissoras asiáticas. Depois, o cinema do país foi premiado em respeitados festivais europeus. Mais recentemente, grupos de k-pop, como a banda BTS, conquistaram fãs em todos os continentes.

A “coroação” veio com os prêmios Oscar dados a “Parasita”, ácida crítica à desigualdade entre ricos e pobres na Coreia do Sul, cuja trama explora o lado sombrio da 12ª economia mundial. Foram seis estatuetas, nas categorias filme, diretor, filme estrangeiro, roteiro original, direção de arte e montagem.

Hwang Dong-hyuk, diretor de “Round 6”, finalizou o roteiro do seriado há uma década, mas as produtoras se recusaram a apostar na história que consideravam “muito sangrenta, estranha e difícil”.

Trabalhos anteriores do diretor – todos eles inspirados livremente em fatos – abordaram abuso sexual, adoção internacional e deficiência física.

A primeira produção de Hwang Dong-hyuk para a televisão trouxe referências a experiências coletivas traumáticas gravadas na memória dos sul-coreanos, como a crise financeira asiática de 1997 e as demissões da até então poderosa montadora SsangYong Motor, ocorridas em 2009.

“A Coreia do Sul se tornou uma sociedade muito desigual de forma relativamente rápida e recente. Isso ocorreu nas últimas duas décadas”, observa Vladimir Tijonov, professor de estudos coreanos na Universidade de Oslo, na capital da Noruega.

TRAUMA

A mobilidade social se tornou “muito menos possível” agora em comparação a 1997, afirma o especialista.  “O trauma da crescente desigualdade transborda para as telas”, resume.

Brian Hu, professor de cinema da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, afirma que o fato de “Round 6” fazer sucesso em quase 100 países comprova que a série não foi criada apenas para o Ocidente.

“O público ocidental associou, em grande medida, produções estrangeiras a descrições da pobreza, e isso se tornou uma forma de menosprezar o resto do mundo”, diz Hu.

De acordo com ele, o singular no filme 'Parasita' e no seriado 'Round 6' é que, “embora mostrem a pobreza e a desigualdade de classes, as duas produções fazem isso de uma forma que realça a modernidade técnica e cinematográfica da Coreia do Sul”.

''Round 6''

Máscaras negras são produzidas em série por comerciantes chineses e vendidas em plataformas digitais

Netflix/reprodução

Chineses driblam a censura para ver série


Embora não esteja disponível na China, a série “Round 6” causa sensação neste país, onde fãs driblam os controles para baixá-la ilegalmente e compram produtos vinculados à produção, como seus trajes peculiares.

A distópica série sul-coreana se tornou o lançamento mais popular da história da plataforma americana, mas dificilmente conseguirá a aprovação dos censores chineses devido a seu conteúdo violento.

DOCE

Isso não foi inconveniente para conquistar uma legião de fãs em cidades como Xangai, onde verdadeira multidão se aglomera diariamente em uma loja que vende dalgona, doce sul-coreano que aparece na série.

“As pessoas começaram a enviar piadas relacionadas à série nas conversas de grupo quando comecei a assistir”, revela um cliente apelidado Li. “É acelerado e, por isso, bastante emocionante”, afirma ele, ao comentar o ritmo do seriado.

Depois de comprar o doce, Li e seu amigo se gravaram imitando um desafio da série, no qual as personagens devem recortar formas na iguaria sem quebrá-la.

Os fabricantes chineses, sempre perspicazes, não perderam a oportunidade e começaram a produzir fantasias e máscaras da série, que já inundam as plataformas de comércio digital do país.

O comerciante Peng Xiuyang revela que suas vendas cresceram 30% depois que colocou os produtos da série nas prateleiras.

Xiuyang ignorava o seriado até um cliente lhe perguntar se vendia as máscaras pretas usadas pelos guardas de segurança da competição mortal.

Chineses driblaram os controles na internet e conseguem assistir à série por meio de páginas de download ilegal de fácil acesso.

“Nosso cálculo é que 'Round 6' é distribuída ilegalmente em cerca de 60 sites da China”, disse o embaixador da Coreia do Sul na China, Jang Ha-sung, em recente audiência parlamentar.

Outra prova de que o fenômeno chegou ao gigante asiático vem do fato de o nome “Round 6” alcançar quase 2 bilhões de visualizações nas redes sociais.

Nos comentários, usuários chineses falam sobre como superariam os desafios da trama sul-coreana e se perguntam como seria a versão chinesa da série-fenômeno.

“Não passaria pela censura se fizéssemos uma produção assim... Se fosse muito violenta, seria removida”, afirmou um internauta.