(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SÉRIE

Jessica Chastain brilha em série sobre casal em crise

Baseada no clássico de Bergman, 'Scenes from a marriage' estreia neste domingo (12/9) na HBO e tem Oscar Isaac no papel do marido


10/09/2021 04:00 - atualizado 10/09/2021 07:13

Minissérie baseada no clássico do cineasta sueco Ingmar Bergman,
Minissérie baseada no clássico do cineasta sueco Ingmar Bergman, "Scenes from a marriage" estreia neste domingo, na HBO, com os atores Oscar Isaac (Jonathan) e Jessica Chastain (Mira) vivendo o casal em crise (foto: HBO/DIVULGAÇÃO)

A câmera acompanha a atriz de costas, enquanto ela caminha pelos ambientes de uma casa, o set de filmagem. Neste plano-sequência, ela interage com integrantes da equipe, todos usando máscara – alguém arruma o som, outra pessoa retoca a maquiagem. Ela assenta, confere no telefone uma mensagem. A câmera se fixa no rosto de Jessica Chastain e, como em um passe de mágica, ela se transforma em Mira.

É com este dispositivo que tem início a minissérie “ Scenes from a marriage ”, com estreia no próximo domingo (12/9) na HBO. É ousada – alguns vão estranhar – a maneira com que Hagai Levi (de “In treatment”, também conhecido como “Em terapia”) inicia sua versão para o clássico de Ingmar Bergman

O telespectador não se sente mais próximo (fosse esta a intenção do criador) do que se passa na tela – o recurso apenas confirma que o que vamos assistir ali, ainda que filmado de forma realista, é apenas uma representação.

Em 1973, com pouco dinheiro e muito rapidamente (o roteiro foi feito em seis semanas) o cineasta sueco rodou a série em seis episódios “Cenas de um casamento” (por aqui, o Telecine exibe a versão editada em filme, com 2h40 de duração). 

ORIGINAL 

Baseada nos diálogos, sem efeitos cinematográficos, com uma narrativa pautada nas atuações – Liv Ullmann e Erland Josephson formavam o casal protagonista – a série original acompanhou o fim de uma relação estável, que já durava 10 anos. 

Suas influências permanecem até hoje, quase 50 anos mais tarde – há traços de Bergman em produções contemporâneas, como a trilogia “Antes do amanhecer”, de Richard Linklater, e no recente filme “História de um casamento” (2019), de Noah Baumbach. 

A nova série faz exatamente a mesma coisa, agora com Chastain e Oscar Isaac (mesma dupla de “O ano mais violento”, de 2014) como o casal de protagonistas. Mira e Jonathan (Isaac) estão casados há 10 anos e têm uma filha, Ava (Lily Jane). Aparentemente, não têm grandes conflitos. Vivem em Boston – ele é professor do departamento de Filosofia da prestigiosa Universidade Tufts e ela é um peso pesado da tecnologia. 

É Mira a provedora da família. E é este o mote do início da narrativa, quando o casal recebe a visita de uma pesquisadora que Jonathan conheceu na universidade. A visitante está fazendo um trabalho sobre casais heterossexuais, estáveis e monogâmicos. 

Na conversa inicial, em que Mira claramente está desconfortável, Jonathan revela que os dois foram amigos durante muito tempo – vindo de uma família judia ortodoxa e sem ter tido até ali um relacionamento com uma mulher, ele nunca achou que alguma coisa ocorreria entre eles. 

CONFLITOS 

Depois desta sequência, outra ainda mais tensa é também ambientada na casa de Mira e Jonathan. Em um jantar, eles conversam com um casal de amigos (interpretados por Corel Stoll e Nicole Beharie) que vivem o oposto – têm um casamento aberto, e os conflitos não tardam a aparecer, quando a mulher se apaixona pelo amante.

Mais tarde, no quarto, Mira e Jonathan veem como sua relação é diferente da dos amigos. Isto não quer dizer que esteja tudo bem – para o telespectador, já está claro desde a entrevista com a pesquisadora que a relação pode desmoronar a qualquer momento. 

Os silêncios repetidos – ela sempre parece concordar com ele, e vice-versa – vão desaguar em explosões de fúria nos capítulos subsequentes. A casa necessitada de uma reforma atua quase como uma personagem, uma metáfora para o casamento em ruínas.

Como no original, “Scenes from a marriage” se pauta na atuação dos atores. Jessica Chastain faz uma Mira no começo reprimida – e a raiva represada só vai aumentar sua frustração e revolta. O Jonathan de Oscar Isaac é afável, erudito e espiritualizado. Isto é apenas um jogo – e quando as cortinas baixarem, todos sairão machucados.   



“SCENES FROM A MARRIAGE”
Minissérie em cinco episódios. Estreia domingo (12/9), às 22h, na HBO e HBO Max. Novos episódios a cada domingo


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)