(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Disco '150 anos de choro' reúne expoentes do gênero nacional

Tributo ao chorinho tem 17 faixas de mestres como Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga


30/08/2021 04:00 - atualizado 30/08/2021 07:03

Pixinguinha deu forma ao choro, no início do século 20, e popularizou a música, nascida do diálogo do lundu com a música europeia
Pixinguinha deu forma ao choro, no início do século 20, e popularizou a música, nascida do diálogo do lundu com a música europeia (foto: Biblioteca Nacional Digital/reprodução )

O choro é fruto da fusão de ritmos importados da Europa, como a valsa e a polca, com o lundu, de inspiração africana. Essa é a origem da primeira música urbana tipicamente brasileira, e, consequentemente, a gênese da MPB. Ao surgir na metade do século 19, com a incorporação de sotaque sentimental, ele foi ouvido, inicialmente, nos salões do império, interpretado pela pianista e compositora Chiquinha Gonzaga. Mas coube ao gênio Pixinguinha, na década de 1910, dar forma a esse estilo musical.

Um resumo da trajetória dessa importante expressão artística brasileira é oferecido no álbum “Choro 150 anos – Uma música viva”, idealizado pelo diretor musical Carlos Alberto Sion, com produção do cavaquinista, compositor e pesquisador Henrique Cazes.

No século 19, a pioneira Chiquinha Gonzaga levou o choro para os salões elegantes do Rio de Janeiro
No século 19, a pioneira Chiquinha Gonzaga levou o choro para os salões elegantes do Rio de Janeiro (foto: IMS.com/Reprodução )

JAZZ 

O chorinho, como o gênero é chamado, não parou de se diversificar ao assimilar influências da música de concerto e do jazz, influenciando compositores da importância de Heitor Villa-Lobos e Tom Jobim.

Em pouco tempo, essa música envolvente se espalhou por meio das rodas de choro, prática que une memorização e improviso. Parte desse acervo, disposto numa linha do tempo, está reunido no CD comemorativo, que traz 17 faixas.

A abertura cabe ao clássico “Noites cariocas”, de Jacob do Bandolim. Da segunda a quinta faixa, ouve-se o trabalho dos inventores do choro, que estabeleceram alto padrão de elaboração: Ernesto Nazareth (“Fon fon” e “Matuto”), Chiquinha Gonzaga (“Atraente”) e João Pernambuco (“Graúna”).

Da sexta à nona faixa, destacam-se os talentos de Pixinguinha (“Sofres porque queres”, “Desprezado” e “Lamentos”) e Bonfiglio de Oliveira (“O bom filho à casa torna”).

A partir da décima faixa, surgem os modernizadores da Era do Rádio, que fizeram experiências com a assimilação de elementos da música de concerto: Radamés Gnattali (“Valsa triste”), Garoto (“Quanto dói uma saudade”), Jacob do Bandolim (“Vibrações”), Severino Araújo (“Chorinho por você”) e K-Ximbinho (Ternura).

As faixas finais remetem à retomada do choro na década de 1970, com o surgimento da geração de grandes intérpretes representados por Paulo Moura (“Tarde de chuva”), Waldir Azevedo (“Vê se gostas”) e a dupla Rogério Caetano e Eduardo Neves (“Chorinho em Cochabamba”).

O violonista e compositor goiano Rogério Caetano, que participou da gravação de cinco faixas, destaca a importância desta coletânea histórica. “É um privilégio estar ao lado de vários compositores que sempre tive como mestres e de músicos de grande talento”. Ele conta que a sua “Chorinho em Cochabamba” está entre as músicas mais tocadas em rodas de choro no Brasil e no exterior.

Entre os intérpretes das 17 faixas estão instrumentistas talentosos de diferentes gerações, como Ronaldo do Bandolim e Henrique Cazes (cavaquinho), Yamandu Costa (violão 7 cordas), Zé Paulo Becker (violão), Guto Wirti (contrabaixo), Beto Cazes (percussão), Maria Teresa Madeira (piano), Daniela Spielman (sax) e Andréa Ernest Dias (flauta).

Em “150 anos de choro”, a diversidade da instrumentação se soma à pluralidade de abordagens interpretativas, que podem sugerir do ambiente de concerto à informalidade característica das rodas de chorinho.

“150 ANOS DE CHORO”
.Vários artistas
.17 faixas
.Sony Music
.Disponível nas plataformas digitais

Entrevista

Henrique cazes
compositor e cavaquinista

(foto: Youtube/reprodução)

“O choro permanece em viva transformação”

Qual é a importância do lançamento do disco “150 anos de choro – Música viva”?
Penso que seja importante marcarmos a data de 150 anos, que leva em conta um consenso entre pesquisadores e historiadores, segundo o qual a música dos chorões existiu a partir da década de 1870, pois o choro permanece em viva transformação, resgatando instrumentos do passado, como o oficleide, consagrando novos clássicos, como o “Chorinho em Cochabamba”, espalhando-se pelo mundo e até caminhando para ser reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade.

O choro pode ser visto como a gênese da música popular brasileira?
Sim. Logo que surgiu, na década de 1870, o choro foi percebido como uma síntese dos elementos de base da nossa musicalidade. Não por acaso foi matéria-prima essencial para Villa-Lobos, celeiro de mão de obra musical para o samba e laboratório de modernização harmônica de nossa música popular, bem antes da bossa nova.

Como você avalia a atuação de Chiquinha Gonzaga e Joaquim Callado na criação do choro?
Chiquinha e Callado foram pioneiros importantes, tanto pela qualidade de suas criações quanto pela atuação que abriu portas para a música dos chorões. Chiquinha expandiu o choro no campo do teatro de variedades, e Callado, no ambiente acadêmico.

Pixinguinha deve ser visto como o principal responsável pela popularização do choro?
Sim, e por várias razões. Ele foi intérprete de grande comunicação e virtuosismo, o perfeito equilíbrio entre elaboração e balanço. Como compositor, deu forma ao choro como gênero musical e foi autor de uma obra imensa e de altíssima qualidade. Como arranjador, abriu caminhos profissionais para a atuação de seus colegas chorões em gravações e emissoras de rádio. Enfim, contribuiu em todos os campos artísticos e profissionais.

Que contribuição Ernesto Nazareth, Radamés Gnattali e Garoto deram à modernização do gênero?
Radamés e Garoto colocaram o choro em diálogo com o jazz e a música de concerto. O processo de Nazareth foi similar, décadas antes, amalgamando o pianismo europeu com elementos rítmicos da música dos chorões. A alta qualidade das composições dos três fez a diferença.

Qual foi o critério para a escolha do repertório e dos intérpretes presentes em “150 anos de choro”?
Para compor o elenco de intérpretes, procurei unir o “chorão raiz”, como Ronaldo do Bandolim ou Silvério Pontes, com artistas que dialogam com a música de concerto, como Maria Teresa Madeira, Andrea Ernest Dias, e com o jazz, como Leo Gandelman. E que fossem de diferentes gerações para garantir diversidade na abordagem interpretativa.

Depoimento

Carlos Alberto Sion
Diretor musical

Jazz brasileiro

Com a digitalização de grande parte dos acervos das empresas da indústria fonográfica e também com lançamentos, há alguns anos, de selos independentes, surgiu enorme interesse pela extensa obra e gravações de mestres compositores e intérpretes do choro, esse importante gênero/estilo da música brasileira.

Obras importantes do início das gravações/registros nos discos de 78rpm e vinis do passado (que voltaram recentemente) despertaram a curiosidade e admiração das novas gerações de músicos e artistas da música instrumental no Brasil e também no exterior, com novos aficionados no mundo todo.

Hoje, com Facebook, sites, redes sociais e centenas de rádios no Brasil transmitindo programas dedicados ao choro, podemos sentir o interesse crescente que nos levou a produzir o álbum “Choro 150 anos” com músicas de diversos estilos, a partir de pesquisas e registros de temas do século 19 ao século 21, que nos proporcionaram a releitura de autores dos mais diversos estilos do gênero.

Admiradores como o jazzista Wynton Marsalis, craques como Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, e também alguns dos nossos grandes nomes da MPB, como Paulinho da Viola, Antonio Carlos Jobim e Chico Buarque, entre outros mestres, são todos fãs declarados desse estilo de música do Brasil.

A ideia do álbum/disco é levar a um público maior repertório abrangente que permita ao fã rever e conhecer obras de Ernesto Nazareth e também de Rogério Caetano, da nova geração de instrumentistas e compositores 
do choro.

Alguns dizem que o choro é o jazz brasileiro. Sem dúvida, é um grande estilo musical na arte do improviso e de socialização das rodas de choro, que levam centenas de pessoas aos bares, teatros e às praças pelo país todo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)