(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Projeto on-line 'BH em serenata' oferece um passeio diferente pela capital

Roteiro de domingo (15/08) terá shows de Tadeu Franco e da dupla Serenata Caipira, visita à Casa do Baile e bate-papo com Lulu, chef do Maria das Tranças


14/08/2021 04:00 - atualizado 14/08/2021 08:12

Tadeu Franco gravou destaques de seu repertório em show realizado no Teatro Feluma, em BH(foto: Vitor Maciel/divulgação )
Tadeu Franco gravou destaques de seu repertório em show realizado no Teatro Feluma, em BH (foto: Vitor Maciel/divulgação )

"Não sou da geração que viveu o apogeu das serestas, mas as pessoas ainda gostam delas, de estar perto do músico e de receber uma apresentação surpresa"

João Vianna, idealizador do "BH em Serenata"


A tradição das serestas dará o tom ao evento on-line que celebrará a Assunção de Nossa Senhora, na tarde de domingo (15/08), com transmissão gratuita pelo canal do Bar do Museu do Clube da Esquina no YouTube.

O programa se ancora em shows do cantor e compositor Tadeu Franco e do grupo Serenata Caipira, mas contará com várias atrações, que pretendem destacar o potencial turístico de Belo Horizonte. A ideia é fazer um passeio virtual por pontos icônicos da capital, como a Casa do Baile, frequentada por Juscelino Kubitschek, grande entusiasta da seresta, e a Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, reduto boêmio da cidade.

CULINÁRIA

 A gastronomia de BH também estará presente no evento, por meio da chef Lulu, que trabalha na cozinha do restaurante Maria das Tranças desde 1988, assim como a religião, com a participação do padre Marcelo Carlos da Silva, pároco da catedral Nossa Senhora da Boa Viagem.

“BH em serenata” tem direção artística do músico João Vianna e conta com o patrocínio da Belotur. “Fomos aprovados no edital e entramos com essa contrapartida para fomentar o turismo, mostrando Belo Horizonte, sua gastronomia e suas tradições. Chegamos a esse formato, que parece programa de TV, com dois shows-âncora permeados por outros conteúdos”, explica Vianna.

A ideia surgiu a partir do projeto que ele desenvolveu ao lado do filho, também músico, no período da pandemia. Com atividades profissionais interrompidas, João Vianna criou o “No stress”, que chamou a atenção por apresentar o duo de trompete e violão na frente de prédios, em áreas de lazer e espaços de convívio em condomínios.

“A inspiração para o 'BH em serenata' partiu da proposta de levar música para as pessoas. Tive retorno muito rápido com o 'No stress', virou uma coisa disputada entre condomínios. O que percebi com isso? Não sou da geração que viveu o apogeu das serestas, mas as pessoas ainda gostam delas, de estar perto do músico, de receber uma apresentação surpresa, uma forma de carinho”, conta o artista.

Há 20 anos João Vianna faz parte da banda Vil Metal. Já acompanhou Lulu Santos, Jorge Ben Jor e Skank, entre outros artistas. Ele explica que os shows de Tadeu Franco e Serenata Caipira são gravados, assim como os outros quadros do programa. Porém, a apresentação será feita ao vivo pelo comunicador Anderson Veloso, que vai interagir com o público.

SEGURANÇA 

Vianna diz que optou por esse formato para garantir a qualidade do material que será exibido, além de proporcionar conforto e segurança às equipes técnicas envolvidas. A iniciativa pode se desdobrar em novas edições, adianta ele.

“Fiz questão de convidar o Serenata Caipira, projeto do Roberto Zara, artista muito talentoso que toca viola, e da cantora Lívia Tucci. Eles farão um apanhado geral do cancioneiro popular, com músicas da Era do Rádio, dos anos 30 e 40. Já o Tadeu Franco é um grande expoente da música mineira, uma das mais belas vozes que temos”, elogia.

Tadeu Franco gravou o show no Teatro Feluma, em Belo Horizonte, ao lado de Ian Guedes (guitarra), Neo Andrade (baixo) e Robinho (bateria). Ele promete uma retrospectiva de sua carreira.

“É um apanhado da minha trajetória, com coisas já bem conhecidas do público, pinçadas dos meus discos. Mas a gente também relê músicas como ‘Playboy’, do Raul Seixas, que Renato e Seus Blue Caps gravaram, e ‘Casaco marrom’, de Danilo Caymmi e Guarabyra, que fez muito sucesso na voz de Evinha. Mas tudo com uma roupagem nova”, adianta.

Nesse período de isolamento social, Tadeu tem composto – lançou o single ‘Lixo na praça’, rock baseado num poema de Manoel Bandeira – e feito pequenos shows em espaços alternativos.

“Vou para Congonhas em breve, estou mantendo parceria com o Felipe Bedetti, um menino que surgiu aí, um prodígio. Temos feito algumas coisas juntos, dividindo o palco. Somos parceiros em duas canções. Ele está com pique, então volta e meia arruma uma apresentação para a gente fazer”, diz.

“BH EM SERENATA”

Shows de Tadeu Franco e Serenata Caipira. Neste domingo (15/08), às 15h, com transmissão on-line e gratuita pelo canal do Bar do Museu do Clube da Esquina no YouTube


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)