(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Grammy 2021 terá 22 shows e cinco palcos, em edição virtual

Premiação ocorre neste domingo (14/3), com apresentações previstas de Billie Eilish, Dua Lipa e Harry Styles. Dois brasileiros concorrem


14/03/2021 04:00 - atualizado 14/03/2021 11:41

 Trevor Noah será o mestre de cerimônias da noite, que contará com cinco palcos e premiação virtual (foto: Robyn Beck/AFP)
Trevor Noah será o mestre de cerimônias da noite, que contará com cinco palcos e premiação virtual  (foto: Robyn Beck/AFP)

Sem o tradicional tapete vermelho, ou a plateia com as principais estrelas da música, o Grammy realiza neste domingo (14/3), às 21h (horário de Brasília), sua 63ª edição - originalmente marcada para 31 de janeiro, mas adiada em virtude da pandemia do novo coronavírus. Com apresentação do comediante Trevor Noah, a premiação ocorrerá no Staples Center, em Los Angeles, e terá shows pré-gravados e ao vivo.

No Brasil, a premiação será transmitida pelo canal pago TNT, que também fará a transmissão pelo YouTube e pela plataforma de streaming TNT Go.

Entre as 22 atrações confirmadas na cerimônia estão artistas como Taylor Swift, Dua Lipa, Billie Eilish, Chris Martin (do Coldplay) e o grupo sul-coreano BTS. Em diferentes momentos, eles vão subir em um dos quatro palcos para se apresentar. O quinto palco ficará exclusivamente dedicado aos apresentadores dos concorrentes e vencedores das diversas categorias do prêmio. O Gramafone será entregue virtualmente.

O britânico Harry Styles será o responsável por abrir a cerimônia, de acordo com a revista “Variety”. Ele concorre a três categorias: Performance solo pop, com ''Watermelon sugar''; Melhor disco de pop vocal, com ''Fine line'' (2019); e Melhor clipe, com ''Adore you''.

Divulgada em novembro de 2020, a lista de indicados não surpreendeu. No panorama geral, Beyoncé lidera o número de indicações (com nove), seguida por Dua Lipa, Taylor Swift e o rapper Roddy Rich (com seis cada um). As cantoras aparecem nas categorias principais - álbum, canção e gravação do ano -, nas quais dividem espaço com Doja Cat, Black Pumas e Jhené Aiko.

CONTRADIÇÃO 

Com maioria feminina, a categoria de revelação, considerado o quarto prêmio principal da cerimônia, traz uma contradição: artistas que já têm dois ou três álbuns na carreira, como Phoebe Bridgers, Doja Cat e Kaytranada, aparecem ao lado de nomes que, de fato, debutaram no último ano: Ingrid Andress, Chika, Noah Cyrus, D Smoke e Megan Thee Stallion.

Pela primeira vez, a categoria de Melhor interpretação rock - introduzida no Grammy em 2012 - tem apenas mulheres indicadas: Fiona Apple, Phoebe Bridgers, o grupo das irmãs Haim, Brittany Howard, Grace Potter e Big Thief, a banda liderada por Adrianne Lenker.

Lenker, Apple, Howard e Bridgers também estão na disputa pela melhor canção de rock; e as três últimas acumulam ainda a indicação a melhor álbum alternativo. Potter soma outra indicação, a de melhor álbum de rock.

Já o grupo BTS fez história, ao se tornar o primeiro grupo de pop sul-coreano indicado em uma das categorias principais do Grammy. A boyband concorre ao prêmio de melhor performance de grupo ou duo pop pelo single ''Dynamite''.

Em 2019, o BTS foi o primeiro grupo de k-pop coreano a se apresentar no palco do evento. No mesmo ano, o disco ''Love yourself: Tear'' (2018), disputou a categoria Melhor pacote de gravação, que premia diretores de arte pela concepção visual de um álbum. A estatueta foi para Willo Perron, que trabalhou em ''Masseduction'' (2017), de St. Vincent.

No ano seguinte, os fãs de pop sul-coreano protestaram nas redes sociais quando nenhum artista do gênero apareceu entre os indicados ao Grammy 2020. O que conteve a comoção foi a participação do BTS na performance do rapper Lil Nas X, em janeiro do ano passado.

O Brasil está presente em duas categorias. A cantora e compositora Bebel Gilberto, filha de João Gilberto (1931-2019) e Miúcha (1937-2018), foi indicada à categoria de Melhor álbum de música global pelo disco ''Agora'' (2020). Ela divide a categoria com artistas de diferentes partes do mundo, como o nigeriano Burna Boy, a britânica Anoushka Shankar e a banda de músicos tuaregues Tinariwen.

Já o compositor e arranjador paulista Chico Pinheiro concorre a Melhor álbum latino de jazz com ''City of dreams'' (2020).

63ª EDIÇÃO DO GRAMMY
Neste domingo (14/3), a partir das 21h, no TNT. 

Prêmio esnoba The Weeknd
Maior sucesso da temporada, The Weeknd ficou sem indicações (foto: France Presse)
Maior sucesso da temporada, The Weeknd ficou sem indicações (foto: France Presse)

Apesar das adaptações que a pandemia impôs, a premiação continua a mesmo e a prova disso é a  polêmica da vez do Grammy 2021 . Quando a Academia de Artes e Ciências da Gravação, que realiza o Grammy, divulgou a lista de indicados, o que chamou a atenção dos fãs de música foi a ausência do canadense The Weeknd. Em março de 2020, ele lançou o quarto disco da carreira, ''After hours'', que ganhou aclamação da crítica e público.

Ao longo do último ano, o cantor divulgou o trabalho por meio de clipes e performances em prêmios. Neles, ele incorpora um personagem perdido e autodestrutivo, o que reflete a própria temática do álbum, que explora temas como saúde mental e dependência química. O registro acena para o pop oitentista e seu maior hit é ''Blinding lights''.

Na última segunda (8/3), a música completou um ano no top 10 da Billboard Hot 100, parada musical que lista as canções mais tocadas nos Estados Unidos. Em fevereiro passado, ela foi apontada como o maior hit deste século, de acordo com o Chart Data, que compila dados das paradas ao redor do mundo.

De acordo com a Associação Americana da Indústria de Gravação (RIAA), The Weeknd também está entre os 10 artistas com os singles mais ouvidos de todos os tempos. Ele é destaque no Spotify, com mais de 75 milhões de ouvintes mensais.

''After hours'' também rendeu outros frutos como os singles, ''In your eyes'', ''Until I bleed out'', ''Too late'' e ''Save your tears'', além de remixes em parceria com Rosalía e Doja Cat.

Essas conquistas foram coroadas pela apresentação de The Weeknd no intervalo do Super Bowl, o evento mais assistido do ano nos Estados Unidos, que também é transmitido mundialmente. O show cinematográfico cheio de sucessos foi bastante comentado e elogiado nas redes sociais.

Mas isso tudo não foi o suficiente para o Grammy reconhecer o trabalho, e o cantor usou suas redes sociais para reclamar por ter ficado de fora das indicações. ''Os Grammys continuam corruptos. Vocês devem transparência a mim, aos meus fãs e à indústria'', escreveu o canadense em seu perfil no Twitter, na época em que a lista de indicados foi divulgada.

Na mesma rede social, o cantor afirmou que preparava uma performance para a cerimônia de premiação. ''Planejando uma apresentação de forma colaborativa por semanas para não ser convidado? Na minha opinião, zero nomeação é igual a 'você não foi convidado!''', desabafou o músico. 

A partir daí, o site “TMZ” publicou que a ausência de The Weeknd seria uma retaliação por ele ter aceitado se apresentar no Super Bowl, algo que foi anunciado algumas semanas antes da lista dos indicados ao Grammy ser divulgada.

Em comunicado à revista “Hollywood Reporter”, o presidente interino da Academia da Gravação, Harvey Mason Jr., afirmou que esse não foi o motivo.

''Para ser claro, a votação em todas as categorias terminou muito antes que a apresentação no Super Bowl fosse anunciada, então não há como isso afetar o processo de indicação'', disse Mason Jr.
 
DECEPÇÃO 
''Houve um número recorde de inscrições neste ano incomum e competitivo. Nós entendemos que The Weeknd esteja decepcionado por não ser indicado. Fiquei surpreso e tenho empatia com o que ele está sentindo. Sua música este ano foi excelente e suas contribuições à comunidade da música e ao mundo foram dignas da admiração de todos.''

A polêmica joga luz sobre a questão racial no Grammy. Em edições passadas, artistas como Beyoncé, Kendrick Lamar e Frank Ocean, favoritos em suas categorias, perderam para artistas brancos.

Apesar de já ter sido indicado e inclusive vencido prêmios Grammy anteriormente, The Weeknd sempre criticou a premiação quando o assunto eram problemas raciais, como quando seu álbum ''Starboy'' (2016) ficou restrito às categorias R&B.

''O R&B e a música negra são de uma variedade muito grande. Se nos colocam para concorrer em uma só categoria, continua sendo injusto'', disse, na época.

Às vésperas da premiação, as acusações de corrupção voltaram à tona. Na última terça-feira (8/3), o cantor britânico Zayn Malik, que assim como Harry Styles é um ex-integrante da boyband One Direction, fez uma publicação no Twitter sobre o assunto.

''Foda-se o Grammy e todos os associados. A menos que você aperte a mão e envie presentes, eles não te consideram para a premiação. No ano que vem, enviarei uma cesta de doces para vocês'', escreveu ele.

''Meu tuíte não era pessoal ou sobre elegibilidade, mas sobre a necessidade de inclusão e a falta de transparência no processo de indicação, o espaço que cria e permite o favoritismo, racismo e políticas de relacionamento para influenciar o processo de votação'', explicou.

Vale lembrar que o cantor não foi indicado ao Grammy 2021 porque seu álbum, ''Nobody is listening'', foi lançado em janeiro passado, ou seja, fora do prazo de elegibilidade. Em 2018, Zayn lançou o disco ''Falls'', que também não foi indicado. 

NA PARADA
Confira os indicados nas principais categorias do Grammy 2021


Álbum do ano
>>  ''Chilombo'' - Jhené Aiko
>>  ''Black Pumas'' - Black Pumas
>>  ''Everyday life'' - Coldplay
>> ''Djesse vol. 3'' Jacob Collier
>>  ''Women in music pt. III'' - Haim
(foto: ABC/AFP)
(foto: ABC/AFP)

>>  ''Future Nostalgia'' Dua Lipa   
>>  ''Hollywood’s bleeding'' - Post Malone
>>  ''Folklore'' - Taylor Swift

Gravação do ano
>> ''Black parade'' - Beyoncé
>>  ''Colors'' - Black Pumas
>>  ''Rockstar'' - DaBaby e Roddy Ricch
>>  ''Say so'' - Doja Cat
(foto: ABC/AFP)
(foto: ABC/AFP)

>>  ''Everything I wanted''   Billie Eilish   
>>  ''Don’t start now'' - Dua Lipa
>>  ''Circles'' - Post Malone
>>  ''Savage'' - Megan Thee Stallion

Canção do ano
(foto: DISNEY /divulgação)
(foto: DISNEY /divulgação)

>>  ''Black parade'' - Beyoncé
>>  ''The Box'' - Roddy Ricch
>>   ''Cardigan'' - Taylor Swift
>>  ''Circles'' - Post Malone
>>  ''Don’t start now'' -Dua Lipa
>>   ''Everything I wanted'' - Billie Eilish
>>   ''I can’t breathe'' - H.E.R.
>>  ''If the world was ending'' - JP Saxe e Julia Michaels

Revelação do ano
>>  Ingrid Andress
>>  Phoebe Bridgers
>>  Chika
>>  Noah Cyrus
>>  D Smoke
>>  Doja Cat  
>>  Kaytranada
>>  Megan Thee Stallion
 
Melhor performance solo pop
>>  ''Yummy'' - Justin Bieber
>>  ''Say so'' - Doja Cat
>>  ''Everything I wanted''-Billie Eilish
>>  ''Don’t start now"- Dua Lipa
>>  ''Watermelon sugar''   -Harry Styles
>>  ''Cardigan'' - Taylor Swift  
 
Melhor álbum de pop vocal
>>  ''Changes'' - Justin Bieber
>>  ''Chromatica'' - Lady Gaga
>>  ''Future nostalgia'' - Dua Lipa
>>  ''Fine line'' - Harry Styles
>>  ''Folklore'' - Taylor Swift
 
Melhor performance de duo ou grupo pop
>>  ''Un dia (One day)'' - J Balvin, Dua Lipa, Bad Bunny e Tainy
>>  ''Intentions'' - Justin Bieber e Quavo
>>   ''Dynamite'' - BTS
>>   ''Rain on me'' - Lady Gaga e Ariana Grande
>>   ''Exile'' - Taylor Swift e Bon Iver

Melhor performance rock
>>  ''Shameika'' - Fiona Apple
>>   ''Kyoto'' - Phoebe Bridgers
>>  ''The steps'' - Haim
>>   ''Stay high'' - Brittany Howard
>>   ''Daylight'' - Grace Potter
>>   ''Not'' - Big Thief
 
Melhor canção de rock
>>  ''Kyoto'' - Phoebe Bridgers
>>  ''Not'' - Big Thief
>>   ''Lost in yesterday'' - Tame Impala
>>  ''Stay high'' - Brittany Howard
>>  ''Shameika'' - Fiona Apple
 
Melhor álbum de rock 
>>  ''A hero’s death'' - Fontaines D.C.
>>  ''Kiwanuka'' - Michael Kiwanuka
>>  ''Daylight'' - Grace Potter
>>  ''Sound & fury'' - Sturgill Simpson
>>  ''The new abnormal''  - The Strokes
 
Melhor álbum de música alternativa
>>  ''Fetch the bolt cutters'' - Fiona Apple
>>  ''Hyperspace'' - Beck
>>   ''Punisher'' - Phoebe Bridgers
>>   ''Jaime'' - Brittany Howards
>>  ''The slow rush'' - Tame Impala
 
Melhor álbum de R&B
>>  ''Happy 2 be here'' - Ant Clemons
>>  ''Take time'' - Giveon
>>  ''To feel love/d'' - Luke James
>>  ''Bigger love'' - John Legend
>>   ''All rise'' - Gregory Porter
 
Melhor álbum de rap
>>   ''Black habits'' - D Smoke
>>  ''Alfredo'' - Freddie Gibbs
>>   ''A written testimony'' - Jay Electronica
>>   ''King's disease'' - Nas
>>  ''The allegory'' - Royce 5'9''
 
Melhor álbum de música global 
>>  ''Fu chronicles'' - Antibalas
>>   ''Twice as tall'' - Burna Boy
>>  ''Agora'' - Bebel Gilberto Luigi e Iango 
>>   "Love letters" - Anoushka Shankar
>>   ''Amadjar'' - Tinariwen
 
Melhor álbum latino de jazz
>>   ''Tradiciones'' - Afro-Peruvian Jazz Orchestra
>>   ''Four Questions'' - Arturo O'Farrill & The Afro Latin Jazz Orchestra
>>  ''City of dreams'' - Chico Pinheiro
>>  ''Viento y tiempo - Live At Blue Note Tokyo'' - Gonzalo Rubalcaba & Aymée Nuviola
>>  ''Trane's delight'' - Poncho Sanchez

QUEM SE APRESENTA NA CERIMÔNIA: 
 
.Bad Bunny
.Black Pumas
.Cardi B
.BTS
.Brandi Carlile
.DaBaby
.Doja Cat
.Billie Eilish
.Mickey Guyton
.Haim
.Brittany Howard
.Miranda Lambert
.Lil Baby
.Dua Lipa
.Chris Martin
.John Mayer
.Megan Thee Stallion
.Maren Morris
.Post Malone
.Roddy Ricch
.Harry Styles
.Taylor Swift


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)