(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Flávio Venturini faz 'live' para apresentar 'Paisagens sonoras'

Ao comemorar 45 anos de carreira, cantor e compositor mineiro se arrisca como letrista em cinco das 12 canções inéditas de seu novo disco


09/12/2020 04:00 - atualizado 09/12/2020 09:25

Canções sobre a natureza fazem parte do novo álbum de Flávio Venturini, o primeiro de inéditas em sete anos(foto: Anchell Fotografia/divulgação)
Canções sobre a natureza fazem parte do novo álbum de Flávio Venturini, o primeiro de inéditas em sete anos (foto: Anchell Fotografia/divulgação)
Na quinta-feira (10/12), Flávio Venturini faz live com as canções de Paisagens sonoras Vol.1, que chegou há alguns dias às plataformas digitais. Esse disco é especial, pois há sete anos o cantor e compositor não lançava um álbum de inéditas. Aos 71 anos, ele aproveita para comemorar seus 45 anos de carreira, com passagem por duas bandas marcantes do rock nacional: O Terço e 14 Bis.

O repertório de Paisagens sonoras traz 12 faixas – seis lançadas anteriormente como singles –, mesclando balada romântica, folk mineiro, soul carioca e black music. Venturini explica que essa sonoridade expressa o caminho que adotou em sua carreira solo.

“Ficou um repertório diversificado, tenho essa característica de compor em alguns estilos. Acho isso legal, senão fica um disco muito igual”, afirma.

TRABALHO


Aproveitando o tempo livre em casa, sem shows devido à pandemia de COVID-19, o mineiro concluiu o novo álbum. “Foi um ano de muito trabalho”, diz. Flávio compôs 10 canções de Paisagens sonoras. E contribuiu para as letras de cinco – Girassol, Viver a vida, Caminho de estrelas, Vi no seu olhar e Mantra de São João.

Foi um recorde. “É a primeira vez que tem tanta letra minha num disco. Acho que estou aprendendo o ofício com o tempo e me arriscando um pouco mais”, diz Flávio. Mas ele continua parceiro de letristas que sempre o acompanharam: Ronaldo Bastos (Azul com poeiras de ouro), Murilo Antunes (Uma cidade um lugar), Luiz Carlos Sá (O céu de quem ama) e Nilson Chaves (Lua de Marajó).

Mesmo depois de 45 anos de estrada, definir o repertório de um álbum ainda é um desafio. “Fico batendo cabeça, porque tenho muitas músicas. Tenho a sorte de ser um compositor fértil, com um baú muito grande de coisas antigas e legais. Vou guardando e, às vezes, vou lá e pesco uma. Mas gosto também de compor músicas novas”, conta.

Em seu novo trabalho, ele prestigiou a nova geração de autores, como os cearenses Edmar Gonçalves e Marcos Lupi (Em cima do tempo) e os conterrâneos Cláudio Fraga (parceiro dele em Girassol), Frederico Heliodoro e Vitor Vellozo (autores de O que é normal, canção sobre a pandemia da COVID-19).

Lançado em 25 de novembro, o álbum bateu 1 milhão de plays no Spotify em uma semana. Flávio Venturini diz que com suas canções sobre o amor, a natureza e a pandemia, Paisagens sonoras transmite mensagem positiva neste 2020 conturbado.

“Ele tem mensagem de esperança, algo que a música não deixou de ser neste momento de pandemia, um lugar onde a gente procura relaxar e esquecer um pouco. Lançar um disco de músicas positivas é uma mensagem bonita nesse momento”, acredita.

A live de quinta-feira (10/12) foi opção de Flávio. Para ele, ainda é prematuro apresentar shows presenciais. A transmissão será feita da Casa Outono, no Bairro Cruzeiro, em BH, onde haverá o lançamento do disco para convidados.

“Não será uma live de duas horas. É mais para celebrar o momento do lançamento do disco. Será uma transmissão pequena, vou receber e comemorar com as pessoas”, explica. Christiano Caldas vai tocar com ele na Casa Outono.

Flávio se diz adaptado aos shows on-line. Um pouco tímido no início, começou a gravar lives em casa e, aos poucos, chegou ao grande público. Isso ocorreu nos projetos #EmCasacomoSesc e 4 irmãos, esse último realizado no Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube.

“Foi um trabalho legal, uma maneira de sobreviver. Chegamos a ganhar um dinheirinho e atingir as pessoas levando um carinho. Acho que me adaptei bem”, diz. Parte da arrecadação foi destinada a entidades beneficentes.

vacina Otimista com a chegada da vacina para a COVID-19, ele acredita na retomada dos shows presenciais em 2021. E já planeja trabalhar no lançamento do segundo volume de Paisagens sonoras no ano que vem.

“Já tenho mais de 30 músicas, o difícil é escolher. Também tenho vontade de gravar mais encontros com outros artistas”, revela. O volume 3 também está nos planos, apenas com repertório instrumental. “Quero tocar com instrumentistas que admiro e que gostam do meu trabalho”, adianta.

PAISAGENS SONORAS
Live de Flávio Venturni. Quinta-feira (10), às 21h, em youtube.com/user/venturinioficial. As 12 faixas do novo disco estão disponíveis nas plataformas digitais. CD físico à venda em @produtosventurini

* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)