(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Ômicron: variante tem cinco vezes mais chance de reinfecção que a Delta

Estudo do Imperial College de Londres mostrou ainda que a nova variante não dá sinais de ser mais amena que a Delta


17/12/2021 19:47 - atualizado 17/12/2021 20:05

Coronavírus
Estudos revelam maior poder de reinfecção da variante (foto: Pixabay )
Um estudo do Imperial College de Londres mostra que o risco de reinfecção com a variante Ômicron é mais de cinco vezes maior do que com a Delta. Além disso, a nova variante não dá sinais de ser mais amena que a anterior. 

 

 


Os resultados se basearam em dados da Agência de Segurança da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido com pessoas que tiveram diagnósticos positivos de COVID-19 em um exame de PCR na Inglaterra entre 29 de novembro e 11 de dezembro.

"Não encontramos indícios (nem de risco de internação hospitalar nem de situação sintomática) de Ômicron com gravidade diferente daquela da Delta", diz o estudo. Os pesquisadores ressaltam, porém, que os dados sobre hospitalizações continuam muito limitados. 

"Monitorando situação vacinal, idade, sexo, etnia, situação assintomática, região e data da amostra, a Ômicron foi associada a um risco 5,4 vezes maior de reinfecção quando comparada à Delta", destaca em outro trecho. 

"Isto sugere que a proteção contra reinfecção da Ômicron proporcionada por uma infecção anterior pode ser de somente 19%", detalhou o Imperial College em comunicado, lembrando que o estudo ainda não foi analisado pela comunidade científica.

Maior proteção 


Outro estudo britânico, conhecido como Siren, analisou o risco de reinfecção de profissionais de saúde e foi feito antes do surgimento da Ômicron. Os resultados mostraram que uma primeira infecção de coronavírus proporciona 85% de proteção contra uma segunda nos seis meses seguintes.

Os dados analisados pelo Imperial College se basearam em 333 mil casos, incluindo 122.062 de Delta e 1.846 que foram confirmados como de Ômicron por meio de sequenciamento genômico.
 
Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera schmitz


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)