Publicidade

Estado de Minas ALIMENTAÇÃO

Pessoas veganas que levantam peso podem ter ossos mais fortes, diz estudo

Fazer exercícios físicos mais pesados e manter uma dieta vegana são contrapontos à ideia de que o veganismo pode levar a uma menor densidade mineral óssea


04/08/2022 19:22 - atualizado 04/08/2022 19:38

Prato com alimentos saudáveis
Pesquisadores perceberam que os participantes veganos e que faziam exercícios de treinamento de resistência pelo menos uma vez na semana, tinham os ossos mais fortes do que aqueles que não faziam (foto: Pixabay/Reprodução)

A dieta a base de vegetais - conhecida como veganismo- é uma prática que vem se tornando mais comum e, muitas vezes, está associada a uma menor densidade mineral nos ossos, o que pode causar mais riscos de fraturas.

Contrapondo essa premissa, pesquisadores da Sociedade de Endocrinologia identificaram que pessoas veganas e que mantêm atividades físicas mais pesadas podem ter ossos mais fortes do que aqueles que não as praticam.
 
 
"Nosso estudo mostrou que o treinamento de resistência compensa a estrutura óssea diminuída em pessoas veganas quando comparadas à onívoros (pessoas que comem carne animal)", explica Christian Muschitz, um dos autores da pesquisa.

Assim, os pesquisadores perceberam que os participantes veganos e que faziam exercícios de treinamento de resistência pelo menos uma vez na semana, tinham os ossos mais fortes do que aqueles que não faziam.
 
 
Além disso, ambos veganos e onívoros que praticavam treinamento de resistência tinham estrutura óssea semelhante. Esses resultados foram publicados na revista científica Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, nesta quinta-feira (4/8).

Os especialistas concluem, portanto, que é fundamental que pessoas que tenham uma dieta baseada apenas em vegetais também façam exercícios físicos mais pesados. "Eles devem realizar treinamento de resistência regularmente para preservar a força óssea", pontua Muschitz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade