(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas NOVEMBRO AZUL

Hospital da Baleia apoia campanha de prevenção ao câncer de próstata

Faixa azul é estendida na entrada do Hospital da Baleia, em Belo Horizonte; objetivo é alertar e conscientizar a população sobre o câncer de próstata


01/11/2021 16:43 - atualizado 01/11/2021 18:24

Fachada do Hospital Baleia no Novembro Azul
Hospital Baleia estende faixa em homenagem ao Novembro Azul (foto: HB/Reprodução )
A fachada do Hospital da Baleia, no Bairro Saudade, em Belo Horizonte, está azul em apoio à campanha ‘Novembro Azul’. A faixa estendida na entrada do prédio hospitalar é uma homenagem aos pacientes diagnosticados com câncer de próstata, assim como uma forma de alertar e conscientizar a população sobre a doença. 

No último mês de outubro, uma faixa rosa também foi estendida no local, em apoio ao ‘Outubro Rosa’ e aos pacientes com câncer de mama. Referência no atendimento oncológico adulto e pediátrico em Minas Gerais, a instituição atende a 88% dos municípios do estado, sendo 95% via Sistema Único de Saúde (SUS).
 

No Hospital da Baleia, no último ano, foram mais de 10 mil procedimentos relacionados ao câncer de próstata. Cerca de 3 mil exames, 2.500 consultas ambulatoriais e 4 mil sessões de quimioterapia e radioterapia foram realizadas no período. 

Câncer de próstata 


O câncer de próstata é considerado o tipo mais comum  entre os homens e, no Brasil, causa  a morte de aproximadamente 30% da população masculina que desenvolve a doença. Dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam que um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. 

O estudo aponta, ainda, para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Faixa etária e peso são fatores importantes na prevenção, já que foi comprovado que homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. 

Apesar de mais comum nos idosos, homens de todas as idades devem ficar atentos aos fatores de risco pessoais e a recomendação é que sejam realizados, de forma periódica, exames que permitam a detecção precoce da doença. 

O médico urologista, Davi Lamas, explica que quando descoberto no início a taxa de cura é elevada, com chances maiores a 90%. “Por isso, a importância da realização das consultas preventivas. É uma consulta simples, realizada com urologista, no qual é realizado um exame físco e PSA", completa. 

Em caso de suspeita de tumor na próstata, outros exames complementares são solicitados para confirmar ou afastar o diagnóstico, de acordo com o urologista. 

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)