(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Saúde

Hormônio do crescimento age no cérebro e ajuda a estimular o apetite

Pesquisa mostra como o hormônio do crescimento age no cérebro e desempenha importante papel no estímulo do apetite, além das funções já conhecidas


29/09/2021 13:48 - atualizado 29/09/2021 14:36

(foto: Alex Green/Pexels)


O hormônio do crescimento, GH do inglês growth hormone, regula a capacidade da grelina, molécula conhecida como hormônio da fome, de induzir o aumento na ingestão de alimentos. Um trabalho, conduzido no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), revelou que a grelina atua na glândula hipófise, estimulando a liberação de GH.

 

Esses dois hormônios têm receptores no hipotálamo, região na base do cérebro com várias funções, entre elas a regulação do apetite. O rótulo de estimulador da fome deve ser, no mínimo, compartilhado entre grelina e GH. Isso porque, sem o efeito de estimulação da secreção de GH, a grelina também perde a capacidade de estimular o apetite", afirma o pesquisador do ICB-USP José Donato Junior, um dos orientadores do estudo.

 

O estudo que se baseou em parte nos resultados de outra pesquisa desenvolvida no ICB-USP envolvendo o GH, foi realizado com indivíduos com acromegalia - doença crônica provocada por uma disfunção da glândula hipófise, que passa a produzir o GH em excesso e provoca aumento anormal de extremidades do corpo, como mãos, pés e rosto.

 

"Nossas descobertas podem ter implicações futuras em terapias para controle de peso corporal e regulação da ingestão alimentar", completa o pesquisador.

 

Os próximos passos da pesquisa serão voltados para entender melhor como o GH atua no cérebro, o objetivo é testar um medicamento usado em casos de acromegalia para bloquear a ação do hormônio estimulador da fome. O problema são os possíveis efeitos colaterais, por isso a importância de entender os mecanismos celulares usados pelo GH para afetar os neurônios.

 

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)