(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas CONTA-GOTAS

A importância do café da manhã no dia a dia

O desjejum é a refeição mais importante do dia


05/09/2021 04:00 - atualizado 05/09/2021 08:16

(foto: Pixabay)
O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. O estudo que analisou dados de mais de 30 mil adultos, publicado na Proceedings of The Nutrition Society em junho de 2021, afirma que pular o café da manhã deixou os adultos com poucos nutrientes para o restante do dia. Os alimentos, normalmente ingeridos no café da manhã, são ricos em cálcio, nutrientes e vitaminas.

“Um café da manhã saudável tem todos os macronutrientes em equilíbrio, ou seja, proteínas de alto valor biológico, como ovos, queijos magros, iogurtes, proteínas de soja e grão-de-bico; carboidratos saudáveis, como cereais integrais, aveia, frutas; além de gorduras boas, como sementes oleaginosas e azeite de oliva”, destaca Marcella, nutróloga e coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná. Segundo os pesquisadores, há uma tendência de que se esses alimentos não forem consumidos durante o café da manhã, o indivíduo tende a não comê-los durante o dia, tendo como consequência uma lacuna nutricional. A lacuna nutricional desses nutrientes tem efeitos como falta de concentração e problemas de comportamento.

Influência da mente no processo de cura

(foto: Gente Autoridade/divulgação)
 
Engenheira civil, Rebeca Virginia entra no mundo da escrita e lança o livro “Responsabilidade curativa – Como a física quântica, a medicina holística, as constelações familiares podem ajudar você a construir uma vida saudável”. Na obra, ela conta a experiência que a levou a assumir a responsabilidade pelo controle da própria saúde, procurando ajudar outras pessoas a trilharem o mesmo caminho. “Ninguém escolhe a doença. Ela acontece quando não estamos suficientemente presentes e conscientes, quando permitimos a mente condicionada a governar a vida.” Segundo ela, conscientizar-se da influência que a mente tem no corpo é fundamental para a cura.

Livro: Responsabilidade curativa
Editora: Gente Autoridade
Autor: Rebeca Virginia
Páginas: 192
Preço: R$ 49,90 – e-book: R$ 34,90

Benefícios de se exercitar descalço

(foto: Pixabay)
 
Estudo publicado no British Journal of Sports Medicine mostrou que corredores calçados tiveram, no período de um ano, um significativo número de lesões a maior do que aqueles que corriam descalços. “Andar descalço restabelece nosso padrão natural de caminhar, melhora o controle da posição do pé ao apoiá-lo no chão, o equilíbrio, a propriocepção e a consciência corporal”, explica Henrique Mansur, médico ortopedista e especialista em cirurgia de pé e tornozelo. Quanto antes o indivíduo começa a andar descalço, maiores serão os benefícios que isso trará à sua saúde.

Além de manter os movimentos naturais das articulações dos pés e tornozelos, esse ato também promove uma melhor biomecânica dos pés, quadril e joelhos, ressalta o doutor. Pensando nisso, o ortopedista listou cinco dicas de como iniciar os exercícios descalços: *Comece devagar, com aumento progressivo do tempo e da carga; *Repouse se sentir dores ou desconforto nos pés; *Inicie em superfícies regulares, planas, seguras e em ambientes cobertos; *Considere o uso prévio de calçados conhecidos como minimalistas; *Realize exercícios de equilíbrio descalço, como ioga e pilates.

Como evitar irritações oriundas do uso contínuo de máscaras

(foto: Pixabay)
 
 As máscaras se tornaram um acessório indispensável em tempos de pandemia. Entretanto, apesar da sua importância no combate ao vírus da COVID-19, algumas pessoas podem ter irritações na pele pelo seu uso constante. É importante manter uma rotina de autocuidados com a pele, lavar o rosto assim que retirar a máscara com sabonete vegetal, usar água micelar para desobstruir os poros e não dispensar o uso de filtro solar durante o dia são alguns dos cuidados que podem ajudar a manter a saúde da pele, aponta Kika Chammas, farmacêutica e CEO da Dermare. Escolher os produtos certos para manter a higiene das suas máscaras, sabão neutro e sem perfume são uma boa escolha quando o assunto é manter a pele livre de irritações. Optar pelas máscaras de algodão também é uma boa opção. Caso os problemas continuem, é importante buscar um dermatologista.

Cuidado com a saúde ocular do bebê

No inverno e com a baixa umidade do ar, é importante manter uma atenção a mais com a saúde ocular do bebê. "O tempo seco pode piorar o lacrimejamento; afinal, é um reflexo: o olho avisa ao cérebro que está seco, e o cérebro manda a glândula lacrimal funcionar mais", explica Hallim Feres Neto, oftalmologista, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Para tentar reverter a situação, é indicado colocar um umidificador no quarto do bebê e não usar os colírios lubrificantes, produtos comumente usados pelos adultos. Caso o problema persista, é importante buscar orientações de um profissional. "Quando não resolve, podemos fazer um procedimento de sondagem das vias lacrimais, que é feito sob anestesia aos 12 meses de vida", afirma.

Muito mais que um chá

 
(foto: Pixabay)
 
 
A camomila – cientificamente denominada  Matricaria chamomilla e/ou Matricaria recutita – é uma planta herbácea e trata-se de uma das plantas medicinais mais conhecidas e utilizadas no mundo. Principalmente conhecida por sua propriedade calmante, a camomila apresenta muitos outros benefícios para o corpo humano. Uma outra característica da camomila é seu poder anti-inflamatório. Extraído da camomila, o azuleno tem alta capacidade de acalmar uma pele irritada.

"Muito útil também nas loções e géis após sol e após depilação, associada a produtos refrescantes traz alívio a qualquer sensação de irritação", afirma Leandra Sá de Lima, farmacêutica consultora da Farmacotécnica. Além de também ser usada no tratamento de problemas gastrointestinais, ela pode ser um ótimo aromatizante para o ambiente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)