(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ESTUDO

Pesquisa confirma que a nicotina afeta negativamente sua noite de sono

Vigilantes do Sono publicou uma pesquisa que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre como a nicotina pode ser prejudicial para uma boa rotina de sono


26/08/2021 18:54 - atualizado 27/08/2021 18:34

Mulher negando oferta de cigarros - Imagem meramente ilustrativa
Mulher negando oferta de cigarros - Imagem meramente ilustrativa (foto: Pixabay )
No dia 29 de agosto é celebrado o Dia de Combate ao Fumo. Com objetivo de conscientizar as pessoas sobre os malefícios da nicotina no sono, a Vigilantes do Sono - organização que tem um programa digital voltado para melhorar a qualidade do sono - realizou uma pesquisa afirmando que o hábito de fumar acarreta em uma noite de sono mal dormida.

Depois de analisar dados de aproximadamente 70 mil noites de sono registradas por mais de 6 mil pessoas no último ano, os resultados mostram que fumar até duas horas antes de dormir, faz com que a pessoa demore em média 21 minutos a mais para pegar no sono.

"Quando pensamos em saúde e qualidade de vida, não podemos deixar de dizer que no caso da nicotina, o melhor dos cenários seria a abdicação total, mas se você é fumante e tem problemas para dormir, o ideal é ter um intervalo grande entre o último cigarro e o início do sono", explica Laura Castro, sócia e diretora de psicologia na Vigilantes do Sono. 

Mulher dormindo. Imagem meramente ilustrativa
Mulher dormindo. Imagem meramente ilustrativa (foto: Claudio_Scott/Pixabay )
De fato, existe uma dependência física e psicológica da nicotina. Um estudo realizado pela Fiocruz mostra que 34% dos fumantes brasileiros afirmam ter aumentado o número de cigarros fumados durante a pandemia e este crescimento foi ainda mais significativo em mulheres e pessoas com quadros de depressão e insônia. A pesquisa constatou que aproximadamente 42% dos brasileiros demonstram algum problema com o sono.

Além de enfatizar que os fumantes têm 34 minutos a menos de sono e ficam mais tempo acordados na cama após um despertar noturno espontâneo, ela também evidencia algumas consequências de uma noite mal dormida: alta de concentração durante o dia, aumento da irritabilidade, aumento do risco de depressão, obesidade e hospitalizações são alguns exemplos dessas consequências.

De acordo com os pesquisadores, esse levantamento de dados evidencia a necessidade se se ter um "sono limpo". Para ajudar as pessoas, a Vigilantes do Sono criou um aplicativo que proporciona ao usuário uma alternativa não medicamentosa para se obter uma melhor noite de sono.

Para saber mais sobre a iniciativa Vigilantes do Sono, acesse o site: https://www.vigilantesdosono.com/


* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)