(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas EVENTO

Webinário gratuito da UFMG discute nanotecnologia

Para comemorar os 10 anos do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CTNano), a UFMG tem programação virtual e gratuita


19/11/2020 12:20 - atualizado 19/11/2020 14:09

Prédio do CT Nano no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC)(foto: CT Nano/Divulgação)
Prédio do CT Nano no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) (foto: CT Nano/Divulgação)

Para os leigos, o termo nanotecnologia parece coisa de outro planeta, mas no mundo da ciência, não é mais o futuro. Trabalhos e pesquisas com materiais de dimensões em nanoescala, em escala atômica e molecular são puro presente e realidade no dia a dia de muitas áreas no Brasil, da mineração à produção de medicamentos.

Na vanguarda do assunto, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) comemora este ano os 10 anos do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CTNano), a ponte entre a academia e a indústria, com programação virtual e gratuita para discutir as questões da área.
 
Nesta quinta-feira, começa às 15h o último webnário da programação. O professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Ary Corrêa Júnior é o convidado para falar dos Desafios para regulamentar as atividades com nanotubos de carbono. Ele atua em uma pesquisa junto a outras instituições internacionais que têm como objetivo definir protocolos de segurança e testes de toxicidade dos nanomateriais, como os que são desenvolvidos e manuseados no CTNano.
 
A conversa sobre os protocolos de segurança para produção, uso e descarte dos nanomateriais e a falta de ordenamento jurídico para regular aplicações com nanotubos de carbono será transmitida ao vivo pelo YouTube.

A discussão vai abordar a importância de regulamentações e protocolos também na ciência parar garantir confiabilidade, qualidade e segurança das atividades. Em bom português: regras para ditar como as "coisas devem ser". 
 
Nas últimas semanas, foram promovidos outros três encontros sobre a aplicação de nanomateriais em sistemas de sensoriamento, na cadeia de valor dos polímeros e no cimento Portland nanoestruturado. Todos os webinários estão disponíveis no canal do CTNano no YouTube.
 
Na quinta-feira que vem, uma mesa redonda encerra a programação comemorativa, com discussão sobre os avanços das pesquisas em nanotecnologia na UFMG e a construção da ponte entre a universidade e setor industrial.
 
Estão convidados a reitora Sandra Regina Almeida Goulart, vice-presidenta da Associação de Universidades do Grupo Montevideo; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela; os professores eméritos e reitores da Universidade Clélio Campolina (2010-2014), ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, e Ronaldo Pena (2006 e 2010), ex-diretor presidente do BHTec; e o professor titular Mauro Borges Lemos, ex- ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, ex-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e com mediação da doutora, advogada e diretora-adjunta da Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da Universidade, Juliana Crepalde.
 
SERVIÇO:
Webinário “Desafios da regulação das nanotecnologias”
Hoje, às 15h
Inscrições gratuitas pela Sympla (https://bit.ly/3dNs6dy
Transmissão ao vivo no YouTube do CTNano UFMG e no Facebook da Fundep


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)