(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Coronavírus e o trabalho em casa: como manter a produtividade

Trabalhadores são orientados a ficar reclusos em suas residências por conta do Covid-19. Especialista ensina medidas eficazes para seguir com o rendimento mesmo no modelo home office


18/03/2020 11:00 - atualizado 18/03/2020 11:01

O arquiteto Maycon Altera trabalha em casa e diz que o principal é organizar horários (foto: Arquivo Pessoal)
O arquiteto Maycon Altera trabalha em casa e diz que o principal é organizar horários (foto: Arquivo Pessoal)

Diante da pandemia do coronavírus, uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o modo de trabalho remoto. Para evitar lugares aglomerados e contato físico, a entidade orienta, sempre que possível, ficar em casa.

E é mesmo o que muita gente tem feito. Para pessoas que não podem deixar os afazeres da profissão, o modelo de home office ajuda a continuar com as atividades diárias, ainda que não presente no ambiente da empresa ou escritório propramente dito. Para quem não está acostumado com a situação, é bom aprender como se organizar para manter a produtividade.

O arquiteto Maycon Altera ensina que é fundamental ter ordem nos horários, para que as comodidades da residência não interfiram no trabalho. "Organizar todos os seus horários, como o de almoço, café da tarde e todas as outras refeições. Tentar não comer fora dessas refeições básicas para não ficar o tempo todo na cozinha preparando lanche. Deixar tudo preparado para perder menos tempo é um benefício de estar em casa. É importante organizar, também, os horários dos afazeres domésticos, para que os trabalhos não se misturem", orienta, ele que atua em casa.


Para quem precisou criar um ambiente home office às pressas, o arquiteto dá a dica: "O idela é deixar um canto da casa só para essa função. Como uma mesa em que você possa colocar as coisas do trabalho e não tenha que guardar tudo no final do dia. Isso evita atrapalhar a rotina da casa e favorece mesmo a continuidade da sua produtividade no dia seguinte, por exemplo. Para este momento, é bom ter paciência quanto aos documentos sobre a mesa e tentar ficar em harmonia, se adaptando da melhor forma possível dentro de casa", indica.

Mesmo para aqueles que já experimentavam esse estilo de trabalho antes da disseminação do Covid-19, o arquiteto acrescenta que a disciplina é uma boa aliada. "Não misturar afazeres de casa no horário do trabalho, fazer uma escala com a hora para começar e terminar, diariamente. É preciso focar, também, nas refeições e estabelecer horários para elas, inclusive saindo da mesa de trabalho para isso. Assim, você vai entender o que é trabalho e o que é intervalo, criando uma atmosfera de produtividade mais adequada, se concentrando melhor quando estiver focado”, diz Maycon Altera.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)