(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Psiquiatra explica como manter saúde mental em dia

Quinta-feira é o Dia Mundial da Saúde Mental, data em que se acende o alerta para a prevenção contra doenças mentais


10/10/2019 10:00 - atualizado 11/10/2019 10:01

10 de outubro, dia Mundial da Saúde Mental(foto: Reprodução)
10 de outubro, dia Mundial da Saúde Mental (foto: Reprodução)
Quando se fala em saúde mental, algumas pessoas confundem o tema com doença mental. Porém, é preciso tomar cuidado, pois até mesmo indivíduos mentalmente saudáveis estão sujeitos a sofrer desgastes, seja por uma rotina corrida, por estresse ou pelos desafios a serem enfrentados. Por isso, é importante conceituar a saúde mental e a doença mental. Enquanto a primeira diz respeito ao bem estar psíquico, físico e mental, à interação com as pessoas e com o ambiente, a outra tem relação com o desequilíbrio”, explica o psiquiatra da Unimed-BH Maurício Leão de Rezende.
 
Mas quando pedir ajuda? "Quando falamos em saúde mental, é sobre ter dignidade e qualidade de vida, conseguir se relacionar e interagir com diferentes pessoas e ambientes. Em decorrência de alguns fatos cotidianos, as pessoas podem ter um desgaste emocional e, se ele for constante, pode prejudicar a saúde mental, por isso é bom procurar ajuda médica”, acrescenta. 
 
Segundo Maurício Leão, ter um dia destinado para a prevenção desse mal é importante para quebrar certos tabus sobre o tema. "É fundamental quebrar um certo preconceito, um estigma. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as principais causas de afastamento do trabalho estarão relacionadas às doenças mentais. Dependência química, depressão, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia, ansiedade e transtorno obsessivo compulsivo (TOC), nessa ordem, são as enfermidades apontadas como responsáveis pelo desligamento profissional de milhares de pessoas”, finaliza. 
 
Dicas do especialista para manter a mente saudável
 
1- Cuidar-se para manter uma boa qualidade de vida. Trabalhar, mas também ter tempo para o lazer. Praticar uma atividade física, de preferência coletiva para ajudar na socialização. 
 
2- Alimentar-se bem, evitar tabaco, drogas e álcool
 
3- Dormir bem
 
4- Para as pessoas que têm crenças religiosas, é importante cultivar a fé 
 
5- Ter tempo para refletir sobre a vida e promover o autoconhecimento
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)