(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas O FATO EM FOCO

Novo Congresso: 'Perfil conservador pode impedir avanços'

Cientista político analisa cenário eleitoral e importância da atuação de representantes de grupos minoritários no Congresso e na Assembleia Legislativa


10/10/2022 15:35 - atualizado 11/10/2022 06:54

Por Ethel Corrêa
 
Congresso Nacional
Congresso Nacional (foto: Tereza Movilla/Flickr)
Minas Gerais elegeu o deputado federal mais bem votado do Brasil nas eleições de 2022. Nikolas Ferreira, do PL, recebeu 1.492.047 votos. Ele é um dos principais apoiadores da campanha a reeleição de Jair Bolsonaro.

Na história da política nacional, apenas um dos filhos do atual presidente teve votação maior, em 2018. Nikolas também foi o responsável por chamar o governador Romeu Zema, do Novo, reeleito, a tomar partido claro a favor da reeleição do presidente Bolsonaro, logo após o resultado das eleições

A Câmara Federal também receberá outros mineiros que ganharam destaque no meio político, como Duda Salabert, do PDT, primeira deputada transgênero de Minas no Congresso, além da indígena Célia Xacriabá, do PSOL, e da ativista negra, Dandara, do PT de Uberlândia.

Thiago Silame, doutor em Ciência Política, professor da Universidade Federal de Alfenas e pesquisador do Centro de Estudos Legislativos da UFMG, analisa a importância dessa representatividade no Congresso Nacional, e fala sobre o cenário que se desenha no âmbito estadual e federal.

Silame ainda avalia como poderá ser a participação do deputado recordista de votos no Congresso se Jair Bolsonaro se reeleger ou se Luís Inácio Lula da Silva ganhar as eleições. E como os partidos od Centrão irão agir ?

Veja no vídeo o que diz Thiago Silame.


Me siga no Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube para ver as entrevistas gravadas

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)