(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas JUVENTUDE REVERSA

Viva Gil, internet e o 5G! Do 0 aos 80 ou mais vamos celebrar a esperança

As datas a serem celebradas em junho são: nascimento da rede 5G e os 30 anos da internet no Brasil, além dos 80 anos do Gilberto Gil


30/06/2022 05:55 - atualizado 30/06/2022 07:17

Gilberto Gil em show
Gil completou 80 anos no dia 26 de junho (foto: MAURO PIMENTEL / AFP)
Datas comemorativas são celebradas porque carregam um contexto histórico e cultural, tornando-as relevantes para toda a comunidade ou, pelo menos para uma parte dela, explica o site "Brasil Escola". Não importa se as pessoas têm 10, 30, 50 anos ou mais, todos gostam de celebrar alguma data que evoca um significado especial. Pensando nisso, listo 3 datas dignas de serem celebradas no mês de junho. Uma delas é o nascimento do 5G. 

Segundo as regras do leilão, realizado pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), em novembro do ano passado, a implementação da faixa que permite a ativação do 5G, o mais recente padrão tecnológico para telefonia móvel, deverá ocorrer até a data de 30 de junho de 2022. A tecnologia 5G promete massificar e diversificar a Internet em setores como segurança pública, telemedicina, educação à distância, automação industrial e agrícola - entre outros. Como o edital do leilão previa que os prazos estabelecidos no cronograma poderiam ser alterados, vamos torcer para que a data de nascimento do 5G - 30 de junho - se confirme.

Podemos, também, celebrar 30 anos de luta pela existência da Internet no país.

A primeira rede de internet no país advém da mobilização promovida pela Eco-92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio ambiente) realizada no Rio de janeiro entre os dias 3 e 14 de junho de 1992. Nessa Conferência, que contou com a presença de 113 países, diversas ONGs, observadores e jornalistas, pressionou-se pela implantação da internet. Porém, a Telebrás (Telecomunicações Brasileiras S/A), que controlava as diversas prestadoras estatais de serviços de telecomunicações no Brasil, tendo sido desativada em 1998 após os processos de privatização, não fornecia este serviço de conexão com a rede internacional. Para resolver o impasse, os organizadores do evento negociaram com o governo brasileiro a criação da internet no Brasil em troca da doação dos equipamentos necessários. Por fim, temos outra importante data para celebrar: os 80 anos de vida de Gilberto Gil.

Viva Gilberto Gil, Embaixador da ONU, imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro e um dos maiores ícones da MPB (Música Popular Brasileira), nascido em 26 de junho. Ao invés de ficar desanimado se achando velho, esse senhor deu início a uma série de shows pela Europa, levando toda a família. Que os gestores e profissionais de RH mirem-se nesse exemplo.  É admirável acompanhar a trajetória desse grande artista e ver como ele, aos oitenta anos, encontra-se em plena atividade e criatividade.  Que isso sirva de modelo para incentivar a estruturação de programas que aproveitem o potencial da enorme massa de pessoas idosas ávidas por uma oportunidade de trabalho. Não existe idade certa para parar de trabalhar. Basta de barreiras provocadas pelo preconceito etário! 

"(...)tenho que dizer adeus

Dar as costas, caminhar

Decidido, pela estrada

Que ao findar vai dar em nada

Nada, nada, nada, nada

Nada, nada, nada, nada

Nada, nada, nada, nada

Do que eu pensava encontrar"...

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)