(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas JUVENTUDE REVERSA

Na semana do dia mundial do rock, qual seu estilo de música favorita?

Há muita música nova de qualidade por aí, além da boa música de seu tempo. Ser eclético e conhecer o novo é simples, basta baixar o aplicativo


15/07/2021 06:00

Os Rolling Stones, banda ícone do rock mundial(foto: Raph_PH/Wikipedia Commons)
Os Rolling Stones, banda ícone do rock mundial (foto: Raph_PH/Wikipedia Commons)


Muitos de nós temos uma tendência a achar que “música boa era no meu tempo”. Meus pais diziam que a música nunca foi tão boa quanto no começo da Bossa Nova, outros parentes dizem que música boa era a do tempo dos vozeirões: Francisco Alves, Nélson Gonçalves e Vicente Celestino. A grande unanimidade em família de música boa é o “Rei” Roberto Carlos.

Amigos dos tempos da universidade se dividiam entre os Rolling Stones e os Beatles, outros só escutavam o rock nacional dos anos 80: RPM, Barão Vermelho, Titãs. Muitos só ouviam jazz & blues, outros a MPB: Clube da Esquina, Chico, Caetano, Gal e assim por diante. Uns poucos adoravam samba e pouquíssimos eram apaixonados por música clássica.

A primeira oportunidade de assistir ao vivo os ídolos da música internacional foi no Rock in Rio. Até a sua realização, os grandes artistas da música mundial não costumavam visitar o Brasil. O Rock in Rio foi também uma chance, não só para o rock, mas para sermos apresentados às outras tendências através de suas “tendas” musicais: música eletrônica ("Tenda Eletro"), música nacional (“Tenda Brasil”), música africana (“Tenda Raízes”) e música mundial (“Tenda Mundo Melhor”).

Outro festival que marcou época foi o Free Jazz Festival, sendo o "Free" uma referência a marca de cigarro patrocinadora do evento. As apresentações do Free Jazz eram bem variadas, desde o tradicional jazz de New Orleans até o jazz fusion com música eletrônica do Fatboy Slim.

Os anos foram passando e novos festivais foram aportando entre nós: Lollapalooza, Vila Mix Festival, Caola Festival, Tomorowland, Planeta Atlântida e a Virada Cultural. Outros estilos foram se consolidando no país: Aché, Sertanejo, Forró, Pagode e Funk Carioca.

Sou bem eclético em música, ouço de tudo e nunca fui um connaisseur de nenhum estilo como os amigos apaixonados pelo Jazz, pela MPB e pelo Rock. Mick Jagger, 79 anos, zero de barriga, voz potente e ainda arrastando multidões cantando “Satisfation” merece um artigo a parte em homenagem ao dia mundial do rock, comemorado em 13 de julho.

Há música que me agrada, há música que não e outras realmente detesto. Tenho o hábito de escutar o contemporâneo, até para saber pedir para trocar o estilo quando estou num ambiente “hostil”. Então, fica a dica: se a música não estiver de seu agrado no ambiente em que você se encontra, peça para ouvir um Indie. Geralmente agrada todas as gerações e gostos.

Caso você não seja habituado ao Indie e não conheça nenhuma banda do próximo Lollapalooza, aconselho a procurar alguma estação de rádio especializada como a Peak FM, de Vancouver, Canadá. Ainda existem rádios a pilha, meu pai de 95 anos tem um, mas o normal hoje é escutar o rádio pelo smartphone ou pelo computador.

Entre no Play Store ou App Store, pesquise por rádio e baixe o aplicativo, exemplo: Radio FM. Ao acessar o aplicativo, você pode fazer buscas por países ou estilo musical. No meu caso, procurei o Canadá como país, Indie como estilo musical até me identificar com a estação Peak FM

Experimente, há muita música nova de qualidade por aí, além da boa música de seu tempo. Com certeza será uma grande oportunidade para você exibir a sua “modernidade” com a geração dos 18+ pedindo para tocar a última das bandas Cage the Elephant, Modern Mother e Arcade Fire.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)