(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas COLUNA HIT

Multidão foi à Praça Sete festejar os 10 anos do Cine Theatro Brasil

Apresentações de teatro, shows e números de circo marcaram a programação do Festival Cine + 10, que terminou ontem (24/9)


25/09/2023 04:00 - atualizado 25/09/2023 08:40
739

Ilvio Amaral com a plateia durante apresentação ao meio-dia, na Praça Sete, em BH
Ilvio Amaral na comédia 'Acredite, um espírito baixou em mim', que estreou agora na rua depois de ficar 25 anos em cartaz (foto: Isis Medeiros/divulgação)
 

Montar dois palcos para shows, peças de teatro e performances de arte urbana no coração da cidade, na Praça Sete, foi uma das grandes sacadas do Festival Cine + 10, que marcou a comemoração dos 10 anos do Cine Theatro Brasil Vallourec para o período de sexta-feira (22/9) até ontem (24/9).

 

Não que seja grande novidade. O Festival Internacional de Teatro Palco e Rua, por exemplo, tem o forte de sua agenda em espaços públicos. Mas o que chamou a atenção no Cine 10 foi o público, que se dividiu entre quem já conhecia a programação e enfrentou, em alguns casos, o sol escaldante do meio-dia, e os transeuntes.

Sempre haverá uma primeira vez

Quando a coluna pensa que é impossível divulgar alguma novidade sobre “Acredite, um espírito baixou em mim”, há 25 anos em cartaz, eis a surpresa. No sábado, a peça estreou em praça pública sob o sol do meio-dia, no palco montado no quarteirão fechado da Rua Carijós. A coluna, que estava lá, ouviu o que, lamentavelmente, pode ser a primeira reação homofóbica à comédia de sucesso. Quase ao final da apresentação, um homem passou pela lateral da plateia vociferando palavras de ódio diante da cena de amor entre Loló, o fantasma gay, e o hétero Lucas. Pouca gente percebeu, e a sessão ao ar livre terminou sob aplausos efusivos.

Sob os olhos do público

Meia hora antes do horário previsto para “Espírito” começar, homens, mulheres e crianças iam ocupando as cadeiras. O radar da coluna detectou observações curiosas. “Acho que o forro será tirado para fazer surpresa”, apostava a jovem que chegou com duas amigas, observando o palco coberto por lençóis brancos do cenário. A mesma garota comentou: “Maior legal, tem tradução de libras”. Como não havia lugar para as três, a mais velha seguiu para a área reservada a portadores de necessidades especiais. “Aí não pode. Sente-se aqui, sente-se aqui, esta cadeira esta vazia”, disse uma senhora, duas filas atrás da moça. Quando a coluna diz que os transeuntes deram tempero especial ao festival, não é exagero. A menina comia pastéis quando foi interrompida por um homem, que pediu um deles. E o pedido foi gentilmente atendido.

O primeiro encontro a gente não esquece

Veterano do teatro mineiro, Carlos Nunes foi surpreendido por uma fã, que fez questão de vê-lo pela primeira vez no palco montado na Rua Carijós. Na sexta-feira, Elizabete Silva Romão chegou uma hora antes para garantir bom lugar, conta o ator. Ela ficou na primeira fila e, ao final de “Como sobreviver a festas e recepções com buffet escasso”, foi recebida por Carlos, emocionado com aquele encontro. “Ela disse que tinha mais referências minhas na televisão e sempre quis me conhecer. Curioso, pois fiz pouca TV e ela nunca me viu no palco”, comenta Carlos Nunes.

 

O antigo teto do Cine Brasil, rodeado pelas galerias do quinto e do sexto andar, é novo espaço de eventos de BH
O antigo teto do Cine Brasil, rodeado pelas galerias do quinto e do sexto andar, é novo espaço de eventos da cidade, instalado no espaço cultural Cine Theatro Brasil Vallourec, na Praça Sete (foto: Leo Lara/divulgação)
 

• Novo endereço para eventos

Outra boa sacada foi a estreia das galerias do quinto e do sexto andar do Cine Theatro Brasil Vallourec como o novo espaço de eventos da cidade. O grupo Happy Feet abriu a temporada do projeto Jazz Cine Brasil, apresentando-se no teto original da antiga sala de cinema. O público acompanhou o show em mesas montadas nas galerias laterais. O problema é que muita gente preferiu bebericar a ouvir a banda, referência jazzística na capital.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)