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Estado de Minas ANNA MARINA

Relatório traça perfil do consumidor de luxo brasileiro

Estudo realizado por plataforma da indústria de luxo mostra que brasileiro prefere marcas tradicionais e se preocupa com personalização do atendimento


09/10/2023 04:00 - atualizado 08/10/2023 18:15
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Modelo desfila look Gucci em Milão
Modelo desfila look da coleção primavera/verão da Gucci, na Semana da Moda de Milão (foto: GABRIEL BOUYS 22.9.2023/ AFP)

 
A Farfetch Limited (Nyse: Ftch), principal plataforma global para a indústria de luxo, realizou uma análise aprofundada deste setor do mercado, destacando tendências e comportamentos.

Nesta análise, é possível entender quem é o consumidor de luxo brasileiro, como ele se comporta e o que esperar em termos de novas tendências e mudanças para o próximo ano.

A análise identifica dois principais grupos de consumidores de luxo brasileiros: entusiastas do luxo e seguidores de tendências.

Entusiastas do luxo são consumidores que têm o luxo como estilo de vida e buscam validação por meio da moda. Esse perfil tende a preferir produtos de marcas estabelecidas.

Já os seguidores de tendências, que são iniciantes na experiência de luxo, em sua maioria, tendem a ser guiados pelo consumo de itens fashion reconhecíveis, aspirando por status e, por isso, costumam optar por marcas mais tradicionais. 
 
Tal cenário é reforçado por dados da  Farfetch, que revelam que, nas categorias femininas e masculinas, as marcas mais acessadas no marketplace são grandes casas de moda europeias, como Dolce & Gabbana, Gucci e Prada.
 
Um marco importante na evolução desse cenário foi identificado no relatório “Luxury goods in 2022: The big picture”, publicado pela consultoria de pesquisas Euromonitor.

Em 2020, os consumidores focaram na aquisição de produtos atemporais, mas, a partir de 2021, começaram a direcionar seu interesse para os grandes lançamentos de marcas e tendências.
 
Sobre a experiência de compra, observa-se que o consumidor de luxo, de maneira geral, busca experiências exclusivas no momento da compra, com um atendimento humanizado e personalizado.

De acordo com o relatório “True-luxury global consumer insights”, publicado em julho deste ano pela BCG x Altagamma, mais de 40% dos consumidores anseiam por orientação humana mais sólida, segurança e cuidado das marcas, tanto on-line quanto off-line.
 
Outra tendência que ganha força localmente é o crescimento do consumo sustentável, que também se reflete no mundo da moda, impulsionado principalmente pelas gerações X, Millennials e Z, que buscam mais informações sobre a origem e a ética dos produtos. As marcas têm respondido a esse desejo destacando preocupações sociais e ambientais em suas estratégias. 
 
Isso se reflete no resultado do terceiro relatório anual de tendências de luxo consciente divulgado pela Farfetch, que mostra que a taxa de conversão foi 10% maior para produtos conscientes no marketplace, em comparação com os demais produtos.

Em 2022, 27% dos clientes da Farfetch compraram pelo menos um produto consciente, um aumento significativo em relação aos 16% registrados em 2021.
 
Renato Guerra, vice-presidente Latam da  Farfetch, afirma: “A análise da Farfetch destaca a diversidade e a evolução do mercado de luxo brasileiro. Os consumidores locais estão cada vez mais atentos às tendências globais e à sustentabilidade, enquanto também mantêm um apreço pelo luxo tradicional. Essa combinação torna o Brasil um mercado empolgante para as marcas de luxo globais.”

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