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Estado de Minas Arte final

Geração prateada esbanja saúde financeira e desafia o mercado


17/06/2023 04:00
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O brasileiro está vivendo mais. A média de idade é de 75,5 anos. Com isso, a inovação das soluções em produtos e serviços para a população "madura" passou a ser fundamental na economia do país. Simultaneamente, campanhas publicitárias passaram a focar a chamada "economia prateada", seguindo a tendência de filmes, séries, novelas, entre outros produtos audiovisuais. Porém, o mercado brasileiro ainda está impregnado de pré-conceitos em relação aos idosos, também chamados de geração prateada. 
 
FORÇA ECONÔMICA De acordo com estudo da FGV, pessoas com mais de 65 anos são 17% da fatia dos 5% mais ricos do país. Também de acordo com o Sebrae, essa parcela da população tem potencial de movimentar R$1,6 trilhão por ano, no Brasil. E como incluir essa população passou a ser o desafio dos criativos, que precisam dar voz às pessoas com mais de 60 anos. A inclusão digital, por exemplo, é um desafio para gerações que não "nasceram na era do celular". Porém, com a chegada da pandemia, os maduros foram os primeiros a serem isolados e tiveram que recorrer às facilidades do mundo online, tanto como fonte de informações, quanto de interação. A partir disso, o cenário se modificou. Com experiências mais positivas do que negativas, os maduros estão cada vez mais online. Cabe às marcas promover mais ações, produtos e serviços para conquistar esse cliente. 
 
INClUSÃO DIGITAL Segundo a Arine Rodrigues, CEO do vida 60 mais, o uso da tecnologia e o estar online, abriu um leque de possibilidades, incluindo a compra de produtos e serviços online e facilitando as escolhas dos longevos e seus familiares. "É preciso contemplar esse público na publicidade e propaganda. As pessoas com mais de 60 anos têm sido representadas de maneira pontual e não de acordo com seu impacto demográfico, social e econômico", avalia.

 PUBLICIDADE Pessoas com mais de 60 anos querem estar presentes, sentindo-se representadas nas mídias. Pesquisas indicam que a representação de pessoas maduras na propaganda chega a apenas 7%, mesmo sendo 25% da população. O viés inconsciente, que leva à rotulação da pessoa madura como triste e doente - existe e precisa mudar.  A pesquisa da Oldiversity® indica que 71% das pessoas com mais de 60 anos dizem que passaram a preferir consumir de marcas que atuam a favor da diversidade. Esta é a mensagem que esse consumidor está passando para o mercado. Reproduzir as imagens de pessoas idosas para a publicidade e propaganda é uma forma de reparar a exclusão, mudar a percepção e valorizar as contribuições e habilidades dessa importante parcela da população. Ações pontuais são bem-vindas para dar um "start" neste cenário em transformação, mas iniciativas afirmativas são necessárias para representar as pessoas maduras em seu lugar de pertencimento. 

CRESCIMENTO ACELERADO Portanto, enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até 2050, no Brasil esse contingente vai quase triplicar. Com este cenário promissor, quem ainda não parou para pensar em longevidade e bem-estar está fora da realidade. Porém, apesar do alto poder de consumo dessa geração, muitas marcas não investem em campanhas direcionadas para ela. E apesar de tanta tecnologia à serviço da publicidade, falta melhor direcionamento em produtos, serviços, campanhas e ações voltadas desenvolvidas e voltadas exclusivamente para esse público ainda um pouco "esquecido".  


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