(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Vida Integral

O Ponto de Deus %u2013 Parte 2

"Conhecer os outros é inteligência; conhecer a si próprio é a verdadeira sabedoria"


22/11/2020 04:00

Danah Zohar(foto: Divulgação)
Danah Zohar (foto: Divulgação)

 
Para quem não leu semana passada, um rápido resumo. O século 21 despertou para a importância da inteligência espiritual. Há cerca de duas décadas, cientistas identificaram uma terceira inteligência chamada de espiritual. É importante deixar claro que ela nada tem a ver com religiosidade, mas, sim, com o fato de o ser humano saber lidar com questões essenciais e encontrar seu ponto de equilíbrio.
 
A física e filósofa Danah Zohar, e o marido, o psiquiatra Ian Marshal, têm se dedicado a isso. Eles identificaram no cérebro humano uma área denominada “ponto de Deus”, responsável pelas experiências espirituais e a busca por significado e valores para a vida. Uma vez que a pessoa é capaz de desenvolver tal parte do cérebro, também desenvolve o perdão, a sensibilidade, a compaixão, a criatividade, entre outras habilidades. Assim, o indivíduo passa a ver e agir de forma diferente perante as circunstâncias da vida. Infelizmente, esse importante tema tem sido pouco falado. É importante frisar que o nome “ponto de Deus” foi dado por cientistas e fica localizado na área frontal do cérebro (testa). É sobre isso que estamos falando e falaremos até explicar todo esse importante e novo tema. Mas, o que seria a inteligência espiritual (QS)?
 
Danah afirma: “É a terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-nos mais efetivos”. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequando senso de finalidade e direção pessoal.
 
Segundo os pesquisadores, o QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações, já que as nossas crenças são as regras pelas quais vivemos.
 
Danah mostra mais ainda: “O líder espiritualmente inteligente é uma pessoa responsável por trazer visão e valores”. É uma pessoa que inspira as outras, do tipo de Jesus Cristo, Nelson Mandella, Madre Tereza de Calcutá e outros.
 
Podem existir pessoas que acreditam em Deus, mas que têm baixa inteligência espiritual, pois vivem sua vida de acordo com as convenções que lhes foram impostas. Da mesma forma, pessoas que não acreditam em Deus podem ter alto nível de inteligência espiritual pelo simples fato de quererem encontrar o equilíbrio do “eu” com o mundo em que vivem.
 
Já é cientificamente comprovado, também, no meio médico, que pessoas que têm fé, se curam mais rápido e melhor de todo e qualquer tipo de doença do que pacientes que não acreditam em nada. Isso não significa que todos os doentes que têm fé são curados de doenças terminais, por exemplo, mas passam por ela muito melhor. Mas é fato que o índice de cura é maior entre os que têm fé em algo superior.
 
Semana que vem falaremos sobre o homem espiritual.
Fonte: QS Inteligência Espiritual, de Dana Zohar e Ian Marshall; institutomongeralaegon.org/; www.slacoaching.com.br/.
 
 
Contatos
 
Mandalas divinas e Fogo Sagrado – A terapeuta holística Renata Moom atende para terapia de cura através de mandalas de velas que podem ser configuradas para diversos fins, como a saúde física, mental e emocional. As mandalas têm o objetivo de trazer para o cliente o reequilíbrio enérgico. E também faz alinhamento energético através do Fogo Sagrado, técnica terapêutica que tem objetivo de reintegrar o corpo físico, emocional e energético, trazendo equilíbrio através do resgate de energias que ficaram presas em dores e traumas. Informações e agendamentos pelo telefone/WhatsApp (31) 98597-8885.

Ioga on-line – O ioga é a ciência da saúde perfeita, a solução subjetiva para inúmeros problemas psicossomáticos e inconscientes. A Escola Ponto Equilíbrio, da professora e mestre Maria José Marinho, está com aulas on-line e atendimento individual personalizado para algumas práticas de terapias integrativas. (Mantendo todos os protocolos recomendados pela OMS.) Oferece também curso a distância de formação de professores de ioga no Brasil, o mesmo curso disponível na escola de ioga Ponto Equilíbrio. O curso propõe uma qualificação que permite o início de uma profissão, transformando sua vida e a dos praticantes. Ao término do curso, os discípulos aprovados na avaliação final receberão o certificado de instrutor de ioga e poderão ministrar aulas de hatha ioga em seu próprio espaço, condomínios, SPAs, escolas, empresas, hospitais, academias e até mesmo no SUS (funcionários públicos concursados). O certificado tem a chancela do governo da Índia, do consulado geral da Índia em Minas e no Rio de Janeiro. Informações e agendamentos pelo Whatsapp (31) 99145-7178 ou pelo site www.yogaadistancia.com.br. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)