(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ANNA MARINA

Fique alerta: produtos de limpeza podem causar dermatites de contato

A saúde humana e dos pets exige cuidado. Confira sempre a composição química de lava-roupas, lava-louças, desinfetantes e removedores de sujeira


25/02/2023 04:00 - atualizado 25/02/2023 10:04

Mãos feridas de paciente que apresenta a doença dermatite de contato
As mãos são prejudicadas por produtos de limpeza que contêm agentes químicos agressivos (foto: PartMed/Reprodução)

O uso de produtos químicos na rotina de limpeza da casa é essencial. Entretanto, conforme a composição e utilização, eles podem representar risco à saúde e ao meio ambiente. Apenas nos primeiros meses de pandemia, o número de intoxicações domésticas em adultos por produtos de limpeza cresceu 23,3%, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


“Cheguei a sofrer uma crise muito forte de dermatite, além de sentir as mãos ressecadas com o uso de lava-louças e lava-roupas convencionais”, conta a designer Hellen Moreira. Após o diagnóstico, Hellen procurou por produtos de limpeza ecológicos, que não agravassem o quadro.

Entre os danos que podem ser gerados por produtos que contêm agentes químicos sintéticos estão a dermatite de contato (DC), a dermatite de contato irritativa (DCI) e a dermatite de contato alérgica (DCA).



“A procura por cuidados em atenção à saúde e higiene nos leva a constantemente identificar novas possibilidades em produtos comerciais disponíveis para aquisição. Ganham realce os produtos certificados, naturais, orgânicos e cientificamente validados. Outro ponto, principalmente no caso de pessoas sensíveis e crianças, é a possibilidade de apresentarem hipoalergenicidade, irritações na pele e vias aéreas”, afirma o médico e especialista em cardiologia Daniel Magnoni, parceiro da Onda Eco, marca de produtos de limpeza ecológicos com alto desempenho.

A seguir, listamos doenças mais comuns causadas pela intoxicação com produtos químicos:

Dermatite de contato
É uma inflamação da pele induzida por agentes externos. O quadro clínico é de extremo desconforto ao paciente, gerando sintomas como agravo de quadros respiratórios, rinite alérgica, asma, intoxicação respiratória e por via oral. O problema se deve ao contato repetido da pele com o agente causador do dano.

Dermatite de contato irritativa
Ocorre por danos diretos causados por produtos químicos à pele, ou seja, a exposição a um irritante específico resulta em ruptura da barreira epidérmica (estrato córneo). O dano epidérmico leva à perda de água transepidérmica.

Dermatite de contato alérgica
É a reação de hipersensibilidade tardia causada por agentes químicos externos. A DCA ocorre apenas em indivíduos suscetíveis e com sensibilização prévia.

Dermatites, em sua maioria, são causadas por compostos químicos agressivos, usados como alternativa a produtos tradicionais que trazem esses compostos. Para evitar danos a pessoas e pets, o ideal é sempre verificar se os produtos contêm agentes que podem representar riscos.

“Com o aumento da preocupação com a saúde, marcas estão oferecendo alternativas acessíveis de produtos de limpeza ecológicos, produzidos 100% a partir de ingredientes naturais. O ideal é sempre verificar se a eficiência no uso prático dos sanitizantes está associada à segurança na rotina doméstica e à segurança para o meio ambiente”, reforça Stefania Bonetti, CEO e fundadora da Onda Eco.



*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)