(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mu­lhe­res em tra­ta­men­to de cân­cer de ma­ma des­fi­lam em es­ta­ção do me­trô de BH

Com mo­de­los do­a­dos por uma ex-pa­ci­en­te do Má­rio Pen­na, mu­lhe­res em tra­ta­men­to de cân­cer de ma­ma des­fi­lam em es­ta­ção do me­trô, em cam­pa­nha pa­ra es­ti­mu­lar a pre­ven­ção da do­en­ça


postado em 28/10/2016 06:00 / atualizado em 28/10/2016 08:43

Es­ban­jan­do ele­gân­cia e bom hu­mor, as pa­ci­en­tes des­fi­la­ram e con­ver­sa­ram com pas­sa­gei­ras so­bre a im­por­tân­cia do au­to­e­xa­me e da ma­mo­gra­fia(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press.)
Es­ban­jan­do ele­gân­cia e bom hu­mor, as pa­ci­en­tes des­fi­la­ram e con­ver­sa­ram com pas­sa­gei­ras so­bre a im­por­tân­cia do au­to­e­xa­me e da ma­mo­gra­fia (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press.)

Ou­tu­bro é ro­sa
– e tam­bém ama­re­lo, ver­me­lho, bran­co, azul e pé­ro­la. Foi com ves­ti­dos de cro­chê nes­sas co­res que um gru­po de mu­lhe­res guer­rei­ras e cheias de vi­da des­fi­lou, na tar­de de on­tem, na Es­ta­ção Cen­tral do me­trô, na Pra­ça Rui Bar­bo­sa, em Be­lo Ho­ri­zon­te. Ne­nhu­ma de­las era pro­fis­sio­nal das pas­sa­re­las, mas pa­cien­tes em tra­ta­men­to de cân­cer de ma­ma no Ins­ti­tu­to Má­rio Pen­na, na ca­pi­tal, que, den­tro da tra­di­cio­nal pro­gra­ma­ção do mês, pro­mo­veu o even­to pa­ra ele­var a au­toes­ti­ma da tur­ma, es­ti­mu­lar o au­to­cui­da­do e cons­cien­ti­zar a po­pu­la­ção so­bre a ne­ces­si­da­de de pre­ven­ção da doen­ça. Os mo­de­los fo­ram con­fec­cio­na­dos e doa­dos por uma ex-pa­cien­te da ins­ti­tui­ção, que pre­fe­riu o ano­ni­ma­to, in­for­mou a di­re­to­ra de Hu­ma­ni­za­ção do Má­rio Pen­na, Ma­ria Ân­ge­la Fer­raz.


Eram 15h, com mui­to mo­vi­men­to na pla­ta­for­ma da es­ta­ção, quan­do as seis mo­de­los, sen­do cin­co em tra­ta­men­to e uma acom­pa­nhan­te so­li­dá­ria, mos­tra­ram char­me, ele­gân­cia e mui­to bom hu­mor, mes­mo en­fren­tan­do, ou já ten­do pas­sa­do, pe­las ses­sões de ra­dio­te­ra­pia, qui­mio­te­ra­pia e de­mais eta­pas do tra­ta­men­to. “Fi­quei ca­re­quís­si­ma e aca­bei gos­tan­do des­se cor­te. Acho que vi­rei a Pi­nah 2016”, brin­cou a en­car­re­ga­da de re­cur­sos hu­ma­nos Shei­la Mar­ques, de 40 anos, ca­sa­da e mãe da ado­les­cen­te Mi­le­na, de 16, nu­ma re­fe­rên­cia à ex-pas­sis­ta da es­co­la de sam­ba Bei­ja-Flor, do Rio de Ja­nei­ro.

Mo­ra­do­ra do Bair­ro Pau­lo VI, na Re­gião Nor­des­te da ca­pi­tal, Shei­la, ves­ti­da de bran­co, des­co­briu, há oi­to me­ses, que es­ta­va com tu­mo­res na ma­ma, pes­co­ço, axi­la e fí­ga­do. “Tu­do co­me­çou com uma es­ca­ma­ção no bi­co do seio es­quer­do, vin­do um mês de­pois um ca­ro­ço”. Nes­se mo­men­to tão di­fí­cil da vi­da, re­ce­beu to­do o ca­ri­nho e aten­ção da fa­mí­lia e, na mes­ma in­ten­si­da­de, o aco­lhi­men­to no ins­ti­tu­to. “Ho­je te­nho cân­cer no fí­ga­do e con­ti­nuo lu­tan­do. Es­se des­fi­le é uma de­mons­tra­ção de que não po­de­mos de­sis­tir, de­ve­mos se­guir adian­te”, afir­mou a mu­lher sim­pá­ti­ca, que, kar­de­cis­ta, te­ve na es­pi­ri­tua­li­da­de boas res­pos­tas pa­ra a en­fer­mi­da­de.

Acom­pa­nha­da da ir­mã Mar­ga­re­th da Cu­nha Ne­to, “que dá for­ça pa­ra to­das”, se­gun­do Vâ­nia Dar­que de Sou­za, de 35, a ar­te­sã apo­sen­ta­da Gló­ria Je­sus da Cu­nha Mo­rei­ra, de 52, ca­sa­da, mãe de três fi­lhos e avó três ve­zes, con­tou que fa­zia o exa­me de ma­mo­gra­fia des­de 2011, em­bo­ra só te­nha re­ce­bi­do a “ca­ce­ta­da” do re­sul­ta­do em 2015. De azul e sem­pre sor­ri­den­te, ela con­fes­sou que cho­rou mui­to no iní­cio e de­ci­diu dri­blar a si­tua­ção com to­das as for­ças. “Por sor­te, o cân­cer es­ta­va no iní­cio, era um tu­mor do ta­ma­nho de um ba­gui­nho de fei­jão”, afir­mou Gló­ria, que tam­bém pas­sou pe­la que­da do ca­be­lo e ago­ra usa até um ar­co, real­çan­do os be­los olhos.

PRE­VEN­ÇÃO Na Es­ta­ção Cen­tral, há uma ex­po­si­ção que vai até o fim do mês, com fo­tos de mu­lhe­res que vi­ve­ram a bar­ra pe­sa­da do cân­cer de ma­ma e se sub­me­te­ram ao tra­ta­men­to no Má­rio Pen­na. No ver­so de car­tões com os re­tra­tos, a psi­có­lo­ga es­pe­cializa­da em on­co­lo­gia do ins­ti­tu­to, Adria­ne Pe­dro­sa, es­cre­veu pe­que­nos poe­mas, en­tre eles o se­guin­te: “Me for­mei ma­ma/me doei seio/me ca­lei cân­cer/me su­pe­rei pei­to”. Na ava­lia­ção da psi­co-on­co­lo­gis­ta, even­tos des­sa na­tu­re­za são im­por­tan­tes pa­ra res­ga­tar a au­toes­ti­ma, mos­trar a su­pe­ra­ção, in­cen­ti­var a rein­ser­ção so­cial, aca­bar com ta­bus e mos­trar que, mes­mo com a doen­ça, a be­le­za exis­te. “A vi­da con­ti­nua”, des­ta­cou.

Com um mo­de­li­to ama­re­lo, a pes­qui­sa­do­ra Ede­mil­da Lu­cie­ne, de 42, noi­va e mo­ra­do­ra em Con­ta­gem, fez ques­tão de agra­de­cer a equi­pe mé­di­ca do ins­ti­tu­to, en­quan­to a pro­fes­so­ra Edia­na Al­ves de Fi­guei­re­do, de 43, sol­tei­ra, mo­ra­do­ra de Ri­bei­rão das Ne­ves, tam­bém na Gran­de BH, deu gra­ças a Deus pe­los re­sul­ta­dos po­si­ti­vos do tra­ta­men­to. “Es­se des­fi­le é um de­sa­fio pa­ra mim, pois sou mui­to tí­mi­da. Aliás, es­tou no meu quin­to des­fi­le”, re­ve­lou com um sor­ri­so. Com um ves­ti­do ro­sa, ela dis­se que ou­tu­bro não é só ro­sa, co­mo diz a cam­pa­nha, “e sim de to­das as co­res”.

En­tre uma en­tra­da e ou­tra no ta­pe­te ver­me­lho es­ten­di­do na pla­ta­for­ma, as mu­lhe­res con­ver­sa­ram com pas­sa­gei­ras, a exem­plo da do­na de ca­sa Adria­na Gon­çal­ves, de 36, mo­ra­do­ra de Con­ta­gem, que es­pe­ra­va o trem na com­pa­nhia da fi­lha Thaís, de 18. Adria­na nun­ca fez au­toe­xa­me mui­to me­nos ma­mo­gra­fia, o que sur­preen­deu Shei­la, ami­gas e equi­pe do ins­ti­tu­to. “Ago­ra vou me preo­cu­par mais”, dis­se a do­na de ca­sa, que se­guia pa­ra a es­ta­ção El­do­ra­do. Já a es­ta­giá­ria de di­rei­to San­dras das Gra­ças, de 36, re­si­den­te em Con­ta­gem, dis­se que faz tu­do co­mo man­da o fi­gu­ri­no: “To­dos os exa­mes são im­por­tan­tes pa­ra a saú­de da mu­lher”.

 

Laço cor-de-rosa
O movimento conhecido como Outubro Rosa é destaque em todo o mundo, e o nome remete à cor do laço, na mesma cor, que simboliza a luta contra o câncer de mama e uma forma de estimular a participação da população, empresas e entidades. Tudo começou nos Estados Unidos, onde havia ações isoladas referente à doença e a necessidade de mamografia no mês de outubro – posteriormente, com a aprovação do Congresso daquele país, o outubro se tornou o mês nacional (norte-americano) de prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa começou na década de 1990, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e, desde então, promovida anualmente na cidade. A comemoração começou efetivamente em 1997.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)