(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Igreja Católica elege saúde como tema

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil quer mobilizar fiéis por melhorias no atendimento público


postado em 22/02/2012 07:14 / atualizado em 22/02/2012 07:32


Campanha pretende suscitar a discussão sobre a realidade da saúde no país (foto: Renato Weil/EM/D.A/Press)
Campanha pretende suscitar a discussão sobre a realidade da saúde no país (foto: Renato Weil/EM/D.A/Press)

A Campanha da Fraternidade 2012, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), começa hoje tendo como tema a saúde pública. Sob o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, retirado do livro do Eclesiástico (cf.Eclo 38,8), a campanha será aberta pelo secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner. Também deverão estar presentes o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos, o gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança e integrante do Conselho Nacional de Saúde, Clovis Boufleur, e o cirurgião integrante da equipe de assessoria da Pastoral da Saúde do Conselho Episcopal Latino-americano André Luiz de Oliveira. Em Belo Horizonte, a abertura da campanha será presidida pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo e está marcada para será sexta-feira, às 15h, no Chevrolet Hall, no Bairro São Pedro, Região Centro-Sul.

O tema eleito para a campanha promete gerar grande mobilização popular. Motivos não faltam, já que está previsto o corte de R$ 5,5 bilhões no orçamento da pasta para este ano. Além disso, diversas entidades querem buscar nas ruas apoio para modificação do projeto de lei complementar que regulamentou a Emenda 29. A proposta – aprovada no Senado em dezembro de 2011 e sancionada pela presidente Dilma Rosseff (PT) no mês passado – não agradou às associações de profissionais, conselhos regionais de medicina e secretarias municipais e estaduais de saúde por não definir um percentual mínimo para os gastos da União com o setor.

De acordo com os organizadores, o objetivo da campanha é “refletir sobre a realidade da saúde no país, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizando por melhoria no sistema público de saúde”. O padre Áureo Nogueira de Freitas, vigário episcopal para ação pastoral da Arquidiocese de BH, destaca que é fundamental ver a saúde como um “dom de Deus” e procurar uma melhor qualidade de vida.

Os bispos chamam a atenção para a discussão sobre a saúde e as falhas no serviço público e outras questões, como a necessidade de boa alimentação, abandono dos vícios (cigarro, drogas e bebidas alcoólicas), prática de esportes e hábitos saudáveis. “Temos que nos lembrar dos pobres e nos sensibilizar mais com os doentes, muitos deles isolados do convívio social.”

Na abertura estarão reunidos representantes dos 28 municípios integrantes da arquidiocese. Prefeitos e secretários municipais terão oportunidade de mostrar iniciativas desenvolvidas em suas cidades para o aprimoramento da saúde pública. “A campanha é uma pauta de discussões não só para os religiosos, mas também para políticos, economistas e outros profissionais. Deverá gerar debates e mudanças, visando ua ma vida melhor”, acredita o vigário Áureo Nogueira de Freitas.

QUARESMA A Campanha da Fraternidade é desenvolvida no país durante a quaresma, que começa hoje e vai até a manhã da quinta-feira santa. Promovida desde 1964, ela mobiliza todas as comunidades católicas e procura envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido. Conforme a CNBB, são produzidos materiais para uso nas paróquias, com destaque para o texto-base feito por especialistas. Na apresentação do documento, o secretário-geral dom Leonardo explica que com esta campanha a Igreja quer sensibilizar as pessoas sobre a “dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade”.

Programação
Quarta-feira de cinzas na Arquidiocese de Belo Horizonte

» 17h30 – Celebração presidida pelo arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na Catedral da Boa Viagem/Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua. Rua Sergipe, 175, no Bairro Funcionários.

» 19h30 – Celebração presidida pelo bispo-auxiliar da Arquidiocese de BH dom Luiz Gonzaga Fechio,
na Paróquia São Sebastião. Avenida Barão do Rio Branco, 165, em Brumadinho, na Grande BH.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)