(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Contratação emergencial vai garantir terminal provisório em Confins

Após reunião com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, o governador Antonio Anastasia anunciou que Confins terá terminal funcionando para a Copa


postado em 08/05/2013 17:58 / atualizado em 08/05/2013 18:49

(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)


A Infraero vai construir por meio de contratação direta o terminal provisório do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, para atender os passageiros durante a Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito durante encontro entre o governador Antonio Anastasia e o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Moreira Franco, nesta quarta-feira, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte.

Moreira Franco e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, garantiram ao governador que até abril do ano que vem  - portanto, antes da Copa do Mundo -, as obras estarão concluídas. O novo Módulo Operacional Provisório (MOP) terá capacidade para atender mais 3,5 milhões de passageiros por ano. A decisão foi tomada após nenhuma empresa mostrar interesse na obra, em três licitações abertas. Com isso, a Infraero poderá contratar a empresa diretamente, sem necessidade de nova licitação. Isso deve ocorrer, segundo o ministro, até a próxima semana, quando já será dada ordem de início das obras.

“Eu conversei ontem (terça-feira) com várias vezes, por telefone, e com o ministro Moreira, dizendo da importância dessa obra. Ainda que seja uma obra provisória, ela é fundamental para a Copa do Mundo. O ministro foi muito sensível e imediatamente convocou o presidente da Infraero e veio hoje com essa solução, que é uma solução positiva. A lei autoriza essa contratação, que será sem licitação. A Infraero tem os critérios para fazê-lo e eu espero que isso ocorra rápido”, afirmou o governador após a reunião, em entrevista coletiva.

Anastasia ressaltou da concessão para o desenvolvimento e o crescimento do aeroporto do aeroporto de Confins. “Esse terminal provisório é uma obra que será feita paralelamente à questão da concessão. Para nós, o mais importante é a concessão. Isso foi muito discutido também na reunião, eu reiterava ao ministro que, para nós, o aeroporto é tão importante quanto os portos para os outros Estados e ele tem esse sentimento”, disse Anastasia.

O ministro ressaltou a importância das obras no aeroporto, de responsabilidade do governo federal, para o sucesso da Copa do Mundo em Minas Gerais. “Essa é uma preocupação do governador que me ligou ontem. É uma preocupação dos mineiros, da presidenta Dilma, da SAC e minha. É uma situação de emergência. Temos prazos para que essas obras sejam entregues. O prazo é abril porque vamos ter Copa do Mundo e é fundamental que essa obra esteja concluída para que o aeroporto tenha condições de receber todo o fluxo decorrente da realização de jogos. Já tomamos essa decisão e estamos nos preparando para até o final da semana que vem já estar dando a ordem de início para que o prazo de entrega, em abril, seja cumprido”, garantiu o ministro.

Ainda segundo Moreira Franco, as obras de reforma do terminal 1, já em andamento, estão de acordo com o previsto. Antes da reunião com o governador, o ministro esteve no aeroporto fiscalizando as obras. “O cronograma está sendo cumprido adequadamente, não há dúvidas sobre isso. Nós temos a convicção de que, pelo fato de não termos plano B, só termos plano A, porque o calendário da Copa está dado, aqui em Confins, vamos garantir que essas obras sejam entregues até o mês de abril do ano que vem para que o aeroporto esteja absolutamente preparado para a Copa do Mundo”, afirmou.

Aeroportos regionais

Durante a reunião o governador também acertou com o ministro obras para aeroportos regionais. A intenção é identificar as obras que o Estado já está fazendo em aeroportos do interior do Estado para que o Governo Federal possa alocar recursos em outros que ainda aguardam intervenções. “Existe um programa federal de aeroportos regionais e há um programa estadual. Então, estamos identificando os pontos em comum para nós otimizarmos o funcionamento dessas obras nos aeroportos do interior do Estado. Foi uma reunião muito positiva”, afirmou
Anastasia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)