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Estado de Minas

Ouro Preto vai ganhar aeroporto até 2014

Prefeitura vai lançar edital para construção de aeroporto na cidade, com previsão de R$ 28 milhões em investimento. Município quer receber voos antes da Copa de 2014


postado em 06/05/2011 06:00 / atualizado em 06/05/2011 06:58

Número de passageiros no interior de Minas subiu 32,3% em 2010, na comparação com o ano anterior(foto: Arte de Janey Costa sobre fotos de Auremar de Castro/EM/D.A Press e voarnews.blogspot/reprodução da internet)
Número de passageiros no interior de Minas subiu 32,3% em 2010, na comparação com o ano anterior (foto: Arte de Janey Costa sobre fotos de Auremar de Castro/EM/D.A Press e voarnews.blogspot/reprodução da internet)
A histórica cidade de Ouro Preto tem planos ambiciosos de entrar para a rota da aviação regional. A prefeitura da cidade lança na semana que vem um edital para a obra do aeroporto entre os distritos de Glaura e Cachoeira do Campo, na vizinhança do município. O terreno, de 930 mil metros quadrados, já foi desapropriado pela prefeitura, que também conseguiu a licença ambiental para o empreendimento. A previsão é que a obra consuma R$ 28 milhões de investimento. Uma parte do recurso (R$ 1,075 milhão) já foi liberada pelo Ministério do Turismo.

“Já fizemos a nossa parte. Desapropriamos o terreno em lugar estratégico e aguardamos as providências do governo do estado e federal. Os estudos de viabilidade apontaram Ouro Preto como cidade importante para abrigar aeroporto”, afirma o prefeito Ângelo Oswaldo. Ele lembra que, só com turismo, a cidade recebe cerca de 600 mil visitantes ao ano. O município conta ainda com cerca de 10 mil alunos de 25 cursos de graduação, que ajudam a elevar o potencial para receber o aeroporto.

O projeto arquitetônico para a obra está pronto e as empresas vão poder participar do edital com a formação de consórcio. A previsão é de que a obra dure um ano e esteja pronta antes da Copa de 2014. O projeto é de que o aeroporto opere inicialmente apenas com turboélices. “Pretendemos ter voos domésticos, de combate a incêndio, helicópteros e aeronaves executivas. Temos grandes empresas aqui na região, como Vale e Samarco, que demandam serviços de aeroporto”, ressalta Antônio Carlos Oliveira, secretário de governo da Prefeitura de Ouro Preto. A cidade, diz, está a 140 quilômetros do aeroporto de Confins, o que já justificaria a construção de um novo aeroporto. “O trânsito para Confins é muito complicado. E Ouro Preto é hoje um dos principais receptores de turista do país”, ressalta Oliveira.

Do total de 853 municípios do estado, apenas 12 operam atualmente com aviação regular: Belo Horizonte, Araxá, Diamantina, Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros, Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia, Juiz de Fora, São João del-Rei e Varginha. A meta do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (ProAero), da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), é de que até 2011 todas as cidades do estado não fiquem a mais de 100 quilômetros de um aeroporto. Ouro Preto faz parte do Proaero, mas segundo a Setop, não há previsão de investimento na cidade neste ano.

Proximidade

Os voos no interior de Minas são operados basicamente pela Trip e Gol Linhas Aéreas. O diretor de marketing e vendas da Trip, Evaristo Mascarenhas de Paula, avalia que os voos domésticos em Ouro Preto só valeriam a pena se fossem ligados às rotas de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. “Ouro Preto é muito perto de Belo Horizonte. Não faria sentido uma rota ligando as duas cidades”, afirma Paula. Ele ressalta ainda que as aeronaves muito pequenas, de até 30 assentos, não seriam indicadas para o aeroporto. “As passagens ficariam caras demais. E o turismo busca hoje tarifas mais econômicas”, ressalta Mascarenhas de Paula. A Trip opera hoje com turboélices com capacidade de 45 a 68 passageiros. “Não conhecemos o projeto do aeroporto de Ouro Preto. Pode ser que seja viável, mas temos que estudar”, avalia o diretor da Trip.

As promoções das companhias aéreas, o aumento de rotas dentro de Minas e a renda maior da população levaram 1,15 milhão de passageiros a circular nos 10 aeroportos do interior do estado em 2010, aumento de 32,3% em relação a 2009, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), prefeituras e empresas aéreas. O mercado de aviação regional ganhou novas rotas e novos concorrentes nos últimos meses. O trecho de Belo Horizonte para Montes Claros, por exemplo, só era explorado pela Trip Linhas Aéreas até o fim do ano passado. Em novembro, a Gol criou um voo diário da cidade do Norte de Minas para Belo Horizonte e anunciou o preço promocional da passagem a R$ 79, desde que a compra fosse feita com antecedência.

A Trip tem planos de aumentar a participação nas cidades onde tem voos no interior de Minas. Dia 16, a companhia aérea inaugura o voo de Belo Horizonte (Pampulha) para Varginha. Na data vai ser lançado também mais um voo pela manhã da Pampulha para Juiz de Fora, com volta à noite. Hoje esse voo sai de BH no meio do dia.

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