LUTO

Quem foi Vince Zampella, criador de Call of Duty morto em acidente nos EUA

Criador de franquias bilionárias e gestor de grandes estúdios, Zampella influenciou padrões técnicos, narrativos e de produção nos games

Publicidade
Carregando...

Vince Zampella, co-criador do jogo Call of Duty, morreu aos 55 anos, no domingo (21/12), ao sofrer um acidente de carro no Sul da Califórnia. Americano, natural da Flórida, ele deixou três filhos e uma trajetória que atravessou três décadas da indústria de videogames, sempre ligada ao desenvolvimento de jogos de tiro em primeira pessoa.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Diferentemente de executivos formados fora do ambiente criativo, Zampella iniciou a carreira como testador de jogos. A experiência prática moldou sua atuação futura, marcada pela atenção ao controle, ao ritmo das partidas e à estabilidade técnica dos sistemas.

O primeiro grande reconhecimento veio com Medal of Honor: Allied Assault, lançado em 2002. O jogo apresentou sequências encenadas em tempo real, combinando inteligência artificial, trilha sonora e direção de câmera para criar sensação de participação ativa do jogador em cenários históricos.

No ano seguinte, Zampella fundou a Infinity Ward, estúdio responsável pelo primeiro Call of Duty. A série cresceu rapidamente e se consolidou como uma das principais referências do gênero, influenciando padrões de multiplayer, estrutura de missões e performance on-line em consoles e computadores.

Em 2010, após disputas contratuais com a Activision, Zampella deixou a Infinity Ward. O episódio gerou processos judiciais e expôs conflitos recorrentes da indústria, como controle criativo, participação nos lucros e retenção de talentos em grandes estúdios.

Ainda naquele ano, ele fundou a Respawn Entertainment. O estúdio lançou Titanfall, que priorizou mobilidade e verticalidade, e Apex Legends, jogo gratuito que atingiu milhões de jogadores logo na estreia. A Respawn também assumiu projetos narrativos da franquia Star Wars, ampliando sua atuação para além do multiplayer competitivo.

Nos últimos anos, Zampella ocupava o cargo de vice-presidente executivo da Electronic Arts. Sob sua supervisão, múltiplos estúdios passaram por reorganização, incluindo o reposicionamento da franquia Battlefield, que voltou a apresentar estabilidade técnica e maior adesão do público com o lançamento de Battlefield 6, em 2025. 

Ao longo da carreira, Vince Zampella atuou tanto no desenvolvimento direto quanto na gestão de grandes equipes. Seu nome esteve associado a decisões técnicas, modelos de produção e estratégias de longo prazo que ajudaram a definir o atual ecossistema dos jogos digitais.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Tópicos relacionados:

call-of-duty games

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay