
Onda de calor exige cuidados com a saúde ocular
Exposição excessiva à radiação solar pode causar problemas sérios na visão; veja como se proteger
Mais lidas
compartilhe
Siga noAs altas temperaturas previstas para fevereiro, combinadas com a excessiva exposição à luz solar, podem ser prejudiciais à saúde dos olhos. Longos períodos de calor intenso podem causar irritação nos olhos, coceira, vermelhidão, embaçamento visual e ressecamento, além de facilitarem a proliferação dos vírus que causam a conjuntivite. Além disso, a excessiva exposição à luz solar aumenta o risco de algumas doenças oculares, como pterígio, catarata e degeneração da retina.
-
10/12/2024 - 14:00 Você sabe o que fazer se a criança machucar os olhos enquanto brinca? -
10/02/2025 - 12:17 Saúde dos olhos de estudantes pede atenção na volta às aulas -
12/02/2025 - 13:30 'Tenho que colar meus olhos abertos', diz jovem com blefaroespasmo
“A condição é muito comum em pessoas que passam muito tempo ao sol. A radiação ultravioleta estimula a proliferação da conjuntiva, que se torna mais espessa e elevada no canto interno do olho e pode crescer sobre a córnea. O pterígio pode ser muito desconfortável, causando uma constante sensação de ardência nos olhos e maior propensão a ficar com os olhos vermelhos”, ressalta a médica.
A radiação ultravioleta também pode aumentar o risco de desenvolver catarata, pois danifica a estrutura do cristalino, que é a lente natural do nosso olho. Com o tempo, o cristalino vai se tornando opaco, dificultando a passagem da luz e reduzindo a nitidez da visão.A radiação ultravioleta também está associada ao desenvolvimento e progressão da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), uma das principais causas de perda de visão em idosos. A DMRI afeta a mácula, a parte central da retina responsável pela visão nítida e detalhada.
Em razão do calor e da umidade desta época do ano, vírus e bactérias também proliferam com maior facilidade, por isso costuma haver um aumento das conjuntivites. De acordo com a médica, o aumento do uso de ar-condicionado durante as ondas de calor também pode provocar ressecamento ocular e desconforto visual. Os colírios lubrificantes (lágrimas artificiais) podem amenizar os sintomas da superfície ocular, como a sensação de olho seco, a irritação e a vermelhidão. A médica alerta, porém, sobre o risco da automedicação, sendo fundamental que a pessoa busque orientação de um especialista no caso de desconforto ocular.
“É preciso tomar muito cuidado com a automedicação. Muitos colírios possuem corticoide em sua composição. Eles podem até trazer algum alívio imediato, reduzindo a vermelhidão, no entanto, se forem usados de forma errada e por um tempo prolongado, podem causar catarata e glaucoma. O glaucoma causado pelos corticoides geralmente é silencioso e pode ser gravíssimo, podendo levar à cegueira.”
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
“Assim como a pele, a saúde ocular merece atenção e cuidados. Proteja seus olhos com óculos escuros sempre que for se expor ao sol e mantenha suas mãos higienizadas, para evitar contaminação”, orienta.