x
ATENÇÃO AO EXCESSO

Álcool e estresse no fim de ano podem agravar doenças reumáticas

Especialista alerta sobre os riscos do álcool e do estresse nas celebrações e dá dicas de como proteger a saúde reumática

Publicidade
Carregando...

O período de festas de fim de ano é repleto de momentos alegres, mas também pode trazer desafios para quem convive com doenças reumáticas. O aumento no consumo de álcool e o estresse associados às festividades são fatores que podem agravar os sintomas dessas condições, como artrite, lúpus e fibromialgia.

“A chave para um fim de ano saudável é o equilíbrio. Com algumas mudanças simples, é possível aproveitar as festas sem comprometer a saúde”, afirma a reumatologista Cláudia Goldenstein Schainberg.

Cláudia explica também que o álcool em excesso tem efeito inflamatório, potencializando dores articulares e musculares. “Muitas pessoas não sabem, mas bebidas alcoólicas podem interferir no metabolismo de medicamentos utilizados no tratamento de doenças reumáticas, tornando-os menos eficazes”, ressalta a especialista.

Além disso, o estresse emocional comum nessa época pode desencadear crises dolorosas. “A combinação de estresse, noites mal dormidas e alimentação desregrada é um gatilho perigoso para crises de dor, especialmente em pacientes reumáticos”, alerta.

Para aproveitar o período sem complicações, Cláudia dá dicas:

- Beba com consciência: modere o consumo de álcool e intercale cada drinque com um copo de água

- Gerencie o estresse: reserve momentos para relaxar, utilizando técnicas como meditação ou exercícios de respiração

- Inclua exercícios leves: alongamentos e caminhadas são ótimos aliados para reduzir tensões

- Planeje seu descanso: priorize noites de sono reparador e evite sobrecarregar a agenda com compromissos excessivos

- Foco na conexão, não na perfeição: valorize o tempo de qualidade com família e amigos, sem se pressionar a cumprir todas as expectativas

“Festas de fim de ano não precisam ser sinônimo de exageros. Um pouco de planejamento e autocuidado garantem que o período seja leve, feliz e saudável, mesmo para quem convive com doenças crônicas”, reforça Cláudia.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

Tópicos relacionados:

doencas-reumaticas saude

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay