ELEIÇÕES 2026

Gabriel Azevedo propõe qualificação no campo e combate ao desperdício

Durante visita à Ceasaminas, em Contagem, candidato ao Governo de Minas pelo MDB ouviu produtores sobre falta de mão de obra

Publicidade
Carregando...

O candidato ao Governo de Minas Gerais Gabriel Azevedo (MDB) defendeu, nesta sexta-feira (4/9), a ampliação da educação profissionalizante voltada para o campo e o fortalecimento da assistência técnica aos produtores rurais. As propostas foram apresentadas durante visita à Ceasaminas, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Gabriel chegou ao armazém nas primeiras horas da manhã e percorreu áreas de comercialização, onde conversou com produtores, comerciantes e trabalhadores. Segundo ele, a falta de mão de obra foi uma das principais reclamações apresentadas durante a passagem pelo local.

“Todo produtor aqui na Ceasa está reclamando da falta de mão de obra. Para enfrentar isso, a gente precisa ter educação profissionalizante ligada ao campo e a quem produz. Precisamos garantir que o conhecimento do campo não se perca e formar gente para trabalhar onde existe demanda”, afirmou.

 

Além da qualificação profissional, o candidato ouviu demandas relacionadas à assistência técnica, infraestrutura, escoamento da produção e custo dos alimentos. O plano de governo do ex-vereador prevê aproximar a formação profissional das necessidades do mercado de trabalho e ampliar políticas voltadas ao desenvolvimento regional. Para o agronegócio, ele também defende uma atuação conjunta de órgãos como a Emater-MG e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Na avaliação do candidato, melhorias na infraestrutura e no apoio ao produtor podem reduzir custos ao longo da cadeia de produção e, consequentemente, no preço final dos alimentos. “Nós queremos olhar da roça até a geladeira, até o fogão, para garantir que os ingredientes do dia a dia não pesem no bolso. Isso passa por estrada boa, assistência técnica, conhecimento, crédito e apoio a quem está produzindo. Quando você ajuda o produtor a produzir e escoar melhor, reduz custos ao longo dessa cadeia”, disse.

Banco de Alimentos

Durante a agenda, Gabriel também defendeu o fortalecimento do Banco de Alimentos da Ceasaminas e uma maior participação do Governo de Minas na iniciativa. O programa recebe alimentos que não foram comercializados, mas ainda estão próprios para consumo, e os destina a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.

Em 2024, o Banco de Alimentos arrecadou mais de 929 toneladas de frutas e hortaliças. Desse total, cerca de 570 toneladas foram distribuídas para 168 instituições sociais de 18 municípios mineiros, beneficiando diretamente mais de 38 mil pessoas. 

“Se tem uma coisa que a gente não pode aceitar é fome. Enquanto tem gente que não consegue comer, existem alimentos que são desperdiçados. Com uma política mais aprimorada, a gente combate as duas coisas. O Governo de Minas Gerais precisa aprimorar essa parceria com a Ceasa para fortalecer o Banco de Alimentos e fazer com que menos gente passe fome”, afirmou.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Ao final da visita, Gabriel voltou a defender que políticas de produção, abastecimento e segurança alimentar sejam tratadas de forma conjunta pelo governo estadual. “Quem produz precisa conseguir produzir melhor e quem compra precisa conseguir pagar. O papel do governo é olhar essa cadeia inteira e retirar os obstáculos que tornam a produção mais difícil e a comida mais cara.”

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay