ELEIÇÕES 2026

Psol lança Áurea Carolina ao Senado em Minas e admite não disputar governo

Pré-candidata foi deputada federal e vereadora de BH, mas não concorreu nas últimas duas eleições, em 2022 e 2024

Publicidade
Carregando...

A ex-deputada federal Áurea Carolina (Psol) vai disputar uma cadeira do Senado em Minas Gerais nas eleições de 2026. O partido deu a largada eleitoral e começa a traçar a estratégia para a disputa do governo do estado.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A pré-candidatura será oficializada em evento em Belo Horizonte nesta quinta-feira (11/12). Áurea, que já foi deputada federal e vereadora da capital, tinha feito uma pausa na carreira política e não concorreu nas últimas duas eleições, em 2022 e 2024.

“Depois de tantos caminhos, aprendizados, desafios, vitórias e encontros que me atravessaram. (...) É um chamado que nasce do coletivo, das mulheres que marcham comigo, dos movimentos que me sustentam, da minha família, dos companheiros e companheiras que acreditam que Minas Gerais merece uma política mais justa, mais humana, mais Áurea”, escreveu ela, em post nas redes sociais.

Para o Psol, a candidatura “reafirma o compromisso da legenda em derrotar a extrema-direita, com o objetivo de ampliar suas bancadas no Congresso Nacional e na ALMG”.

Por outro lado, Áurea deve concorrer com um nome forte da esquerda mineira - a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT). Em entrevista ao EM Minas, programa da TV Alterosa / SBT em parceria com o Estado de Minas e o Portal Uai, ela indicou que quer disputar uma cadeira na casa mais nobre do Congresso Nacional. De qualquer maneira, em 2026, cada estado elegerá dois nomes para o Senado Federal.

Governo de Minas

Diante da indefinição do campo lulista na escolha de um candidato para disputar o Executivo estadual em 2026, o Psol afirmou que vai priorizar uma unidade progressista, admitindo a possibilidade de não lançar candidato à chapa, fato que seria inédito na história do partido em Minas.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

“Para 2026, será a partir da pré-candidatura de Áurea que o partido atuará para consolidar uma chapa majoritária que entregue um palanque de relevância para o presidente Lula e represente os interesses das maiorias sociais do povo mineiro”, diz nota da legenda.

Tópicos relacionados:

bh eleicoes-2026 psol senado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay