Bolsonaro é alvo de operação da PF em Brasília
Mandados foram autorizados pelo STF e atingem endereços ligados ao Partido Liberal, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro
compartilhe
Siga no
A Polícia Federal realiza, na manhã desta sexta-feira (18/7), uma operação que tem como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os agentes cumprem mandados autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília.
Leia Mais
A residência de Bolsonaro e locais vinculados ao Partido Liberal, sigla à qual ele é filiado, são alvos da ação. Segundo a corporação, são dois mandados de busca e apreensão, "além de medidas cautelares diversas da prisão".
O ex-presidente terá que usar tornozeleira eletrônica e está proibido de acessar redes sociais. Além disso, deverá cumprir recolhimento domiciliar noturno, permanecendo em casa entre 19h e 7h.
Também está proibido de manter contato com outros investigados no mesmo inquérito e com diplomatas ou embaixadores estrangeiros, o que inclui aproximação de embaixadas. O ex-presidente também está proibido de manter contato com o seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal licenciado que está nos Estados Unidos.
Dólares
A Polícia Federal também encontrou cerca de 10 mil dólares em espécie na casa do ex-presidente. O valor foi comunicado ao Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do G1.
Defesa
Em nota, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse que recebeu com "surpresa e indignação" as medidas cautelares impostas pela Suprema Corte. Os advogados sustentam que Bolsonaro "sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário" e informaram que só irão se manifestar sobre o caso após terem acesso à decisão que determinou as medidas.
Já o PL, manifestou "estranheza e repúdio". Em nota oficial, a sigla questiona a necessidade da medida, ressaltando que Bolsonaro "sempre esteve à disposição das autoridades" e que não houve qualquer resistência ou negativa do ex-presidente em colaborar com as investigações.
"O PL considera a medida determinada pelo Supremo Tribunal Federal desproporcional, sobretudo pela ausência de qualquer resistência ou negativa por parte do presidente Bolsonaro em colaborar com todos os órgãos de investigação", afirma o comunicado assinado por Valdemar Costa Neto, presidente nacional do partido.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Leia a nota na íntegra
Nota da defesa do Presidente Jair Bolsonaro
A defesa do ex-Presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário.
A defesa irá se manifestar oportunamente, após conhecer a decisão judicial.