
Deputado do PSB deve ser um dos líderes de Zema na Assembleia
Cargo estava vago após debandada do Partido Liberal de um dos blocos de apoio ao governador na ALMG
Mais lidas
compartilhe
Siga noO deputado Noraldino Júnior (PSB) deve ser indicado para liderar o bloco Avança Minas, parte da base do governo Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), após a debandada do Partido Liberal (PL). A coalizão teve que fazer um rearranjo na quarta-feira (5/2) após os liberais criarem uma bancada independente.
Noraldino é deputado em terceiro mandato, eleito pela primeira vez em 2014. Antes, foi vereador de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, por dois mandatos. Graduado em turismo e pós-graduado em gestão ambiental em problemas urbanos, o parlamentar se destaca pela defesa da pauta animal e ambiental na Casa. Já foi presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
-
07/02/2025 - 10:00 Gusttavo Lima é cortejado por partidos nanicos e enfrenta hesitação de siglas maiores -
07/02/2025 - 08:41 Lula vira alvo da oposição após dizer que brasileiros devem evitar alimentos caros -
07/02/2025 - 10:08 Bolsonaro promete permitir base dos EUA na tríplice fronteira se eleito
A indicação do parlamentar do PSB foi informada pelo jornal “O Tempo” e confirmada pelo Estado de Minas com interlocutores do Executivo na Assembleia. Com a escolha, o único cargo de liderança do governo Zema que ainda está vago é o de “Líder da Maioria”, posto ocupado por Carlos Henrique (Republicanos) nos últimos dois anos.
Antes, o bloco Avança Minas era liderado pelo deputado Gustavo Santana (PL). Contudo, o parlamentar deixou o posto em um acordo para eleição de 1º Secretário da ALMG em disputa contra o correligionário Antônio Carlos Arantes (PL). Em contrapartida ao apoio dos parlamentares mais alinhados a Jair Bolsonaro (PL), o deputado Bruno Engler (PL) seria indicado para liderar a coalizão.
- Bolsonaro vai a jogo de times do Rio, e torcida grita: 'Uh! Vai ser preso'
- Zema diz que obras de duplicação na BR-381 começam 'com atraso'
Contudo, o EM apurou com fontes do Legislativo que o governo Zema tentou intervir para que Engler não fosse conduzido ao cargo, e demais partidos tentaram alçar Arantes à cadeira de líder. Sem um acordo, a ampla maioria dos deputados do PL havia concordado com a saída do bloco nessa terça-feira (4/2), e posteriormente os 11 parlamentares, incluindo Arantes, assinaram a criação da bancada independente com a liderança de Bruno Engler.
Apesar da saída do bloco, os deputados liberais terão autonomia para votar com o governo sem qualquer tipo de retaliação da bancada. Ocorre que, agora, Engler possui uma cadeira no Colégio de Líderes, que define a pauta do Plenário e podem fazer acordos que alteram procedimentos específicos na tramitação das matérias – o deputado inclusive pode vetar essas mudanças, uma vez que precisam ser referendadas pela totalidade do grupo.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Blocos
Minas em Frente - Base
24 deputados - PSD (10), PP (6), União (3), PMN (2), Novo (2), Podemos (1)
Líder: Cássio Soares (PSD)
Avança Minas - Base
22 deputados - Republicanos (4), Avante (3), PRD (3), Cidadania (3), MDB (2), PDT (2), PSDB (2), PSB (2), Solidariedade (1)
Líder: Noraldino Júnior (PSB)
Democracia e Luta - Oposição
20 deputados - PT (11), PV (5), Rede (2), PCdoB (1), PSOL (1)
Líder: Ulysses Gomes (PT)