
Por que Putin não veio ao Brasil para o G20? Entenda
Lula e Putin tem uma boa relação diplomática, mas presidente Russo não pode vir ao Brasil
Mais lidas
compartilhe
Siga noApesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Rússia Vladimir Putin terem uma boa relação, o russo se recusou a comparecer à Cúpula do G20, sediada no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (18/11), líderes de governo de todo o mundo subiram a rampa do Museu do Amanhã para encontrar o presidente Lula - e, representando Putin, estava o ministro das relações exteriores do país, Sergey Lavrov. Isso porque, caso o presidente russo venha ao Brasil, ele poderia ser preso.
18/11/2024 - 00:21 Diante de Biden e Xi, duelo entre Brasil e Argentina anima reunião do G20 18/11/2024 - 09:49 Insulto de Janja contra Elon Musk vira munição para bolsonarismo 18/11/2024 - 10:28 G20: lideranças temem falta de consenso e tensões aumentam
Putin tem um mandato de prisão em aberto por crimes de guerra, emitido no ano passado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia. Na Rússia, a medida não tem validade jurídica, uma vez que o país não é signatário da Corte.
O Brasil, no entanto, é signatário, dessa forma, teria a obrigação de prender o presidente russo. Além disso, a Ucrânia pediu a Lula que prendesse Vladimir Putin caso ele viesse à reunião do G20.
Tensões com a Ucrânia
Joe Biden, presente no evento, autorizou nesse domingo (17/11) que mísseis de longo alcance fornecidos para a Ucrânia sejam usados para ataques dentro da Rússia, segundo agências internacionais de notícias.
A permissão, dada pela primeira vez desde o início do conflito, aconteceu horas depois de um ataque russo no noroeste da Ucrânia que matou ao menos sete pessoas e danificou severamente a rede elétrica.
A flexibilização das restrições americanas permitem que Kiev use o Sistema de Mísseis Táticos do Exército, ou ATACMS na sigla em inglês. O míssil tem alcance de até 300 km, conforme informações disponibilizadas pela fabricante norte-americana Lockheed Martin.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
No total, 55 líderes se reúnem com Lula para formalizar um acordo sobre os temas debatidos no G20, com destaque para governaça global, fome e mudanças climáticas.