
Nas capitais, apenas dois candidatos do partido de Bolsonaro são eleitos
Derrota mais apertada do PL foi em Fortaleza, onde Evandro Leitão venceu André Fernandes
Mais lidas
compartilhe
Siga noDos nove candidatos do Partido Liberal (PL) que disputaram o segundo turno das capitais, realizado neste domingo (27/10), apenas dois foram eleitos prefeitos.
A disputa mais apertada foi para a Prefeitura de Fortaleza, capital do Ceará, onde pouco mais de 10 mil votos decidiram a eleição de Evandro Leitão (PT) por 50,38% contra André Fernandes (PL) que obteve 49,62% dos votos. O bolsonarista, um dos principais nomes da base do ex-presidente, recebeu apoio de diversas figuras destacadas do grupo.
27/10/2024 - 19:49 Léo Moraes é eleito prefeito em Porto Velho 27/10/2024 - 19:57 Emília Corrêa é eleita prefeita de Aracaju 27/10/2024 - 20:00 Elisa é reeleita prefeita de Uberaba, derrotando Tony pela 2ª vez seguida
Já em Cuiabá, no Mato Grosso, o deputado federal Abílio Brunini (PL) recebeu 53,80% dos votos, superando Lúdio Cabral (PT), com 46,20%. O bolsonarista é conhecido por provocar e xingar adversários na Câmara dos Deputados. O petista chegou a receber apoio do bilionário do agronegócio Elusmar Maggi, categoria normalmente identificada com políticos bolsonaristas.
A vitória do PL também foi confirmada em Aracaju, onde Emilia Correa (PL) com 57,46% superou Luiz Roberto (PDT) que teve 42,54% dos votos.
Os outros candidatos da legenda de Bolsonaro foram derrotados. Em Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) venceu Bruno Engler (PL) por 53,73% contra 46,27%; em João Pessoa, o ex-ministro Marcelo Queiroga (PL) recebeu 36,09%, enquanto o adversário Cícero Lucena (PP) teve 63,91%.
O candidato de Bolsonaro em Belém no Pará, Delegado Eder Mauro (PL), foi escolhido por apenas 43,64% dos eleitores, contra Igor Normando (MDB), que recebeu 56,36%. O emedebista foi apoiado pelo ministro da gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e correligionário Helder Barbalho.
Em Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) venceu Janad Valcari (PL) por 53,03% a 46,97%; em Manaus, David Almeida (Avante) foi escolhido por 54,59% do eleitorado, contra Capitão Alberto Neto (PL) com 45,41%; e, em Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil) venceu por 55,53% contra Fred Rodrigues (PL), que recebeu 45,41%.
Já nas outras seis capitais, candidatos de outras legendas, mas apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram eleitos. Em Curitiba, Jair Bolsonaro declarou apoio aos dois candidatos que disputavam o segundo turno. Eduardo Pimentel (PSD) saiu vencedor com 57,64%, contra a ex-comentarista da Jovem Pan, Cristina Graeml (PMB), que foi escolhida 42,36% dos eleitores.
Uma das disputas mais aguardadas foi a de São Paulo, na qual o prefeito Ricardo Nunes (MDB), apoiado por Bolsonaro, superou por quase 20 pontos percentuais o adversário Guilherme Boulos (Psol), que tinha o presidente Lula como cabo eleitoral.
As chuvas que arrasaram Porto Alegre não foram suficientes para que o porto-alegrense reelegesse Sebastião Melo (MDB), que também recebeu apoio do líder de extrema-direita, contra a petista Maria do Rosário.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Em Natal, Paulinho Freire (União Brasil) superou Natália Bonavides (PT); já Adriane Lopes (PP) venceu Rose Modesto (União Brasil) em Campo Grande. A Mariana Carvalho (União Brasil), apoiada por Bolsonaro, perdeu para Léo Moraes (Podemos) em Porto Velho.