
PP, Republicanos e União Brasil abandonam Lula nas eleições municipais
Em BH, partidos que têm cinco ministérios no governo federal negociam novas alianças
Mais lidas
compartilhe
Siga noA indecisão de Lula em relação às eleições municipais de Belo Horizonte ganhou mais um capítulo. Com cinco ministérios no governo federal, o PP, Republicanos e União Brasil não apenas não apoiaram candidatos do PT em grandes capitais, como também se aliaram ao PL de Jair Bolsonaro em alguns municípios considerados prioritários para o ex-presidente.
Sem decidir entre Rogério Correia (PT) e Fuad Noman (PSD), a capital mineira corre o risco de apresentar os mesmos cenários observados em São Paulo, Salvador e Porto Alegre, onde pelo menos um desses três partidos se uniu aos bolsonaristas contra os petistas.
Em BH, o Republicanos já deixou de lado a aliança ministerial. O partido lançará Mauro Tramonte para a corrida eleitoral. O deputado estadual e apresentador de TV, inclusive, já deixou a Record TV para se dedicar à campanha.
01/06/2024 - 13:47 Forças de segurança: saiba quanto será o reajuste médio para cada cargo 01/06/2024 - 14:19 'Beauty day': Eduardo Bolsonaro faz tratamento para calvície 01/06/2024 - 15:02 Neymar x Piovani: Flávio Bolsonaro grava vídeo e defende 'PEC das praias'
Quanto ao União Brasil, o vereador Álvaro Damião deve ser o vice na chapa de Fuad Noman, que tenta a reeleição e pode ser um dos candidatos de Lula.
Por outro lado, o PP, que anteriormente tinha parceria com Fuad, deve apoiar a candidatura do senador Carlos Viana (Podemos). O partido está negociando nos bastidores a inclusão de Luisa Barreto (Novo) como vice nessa campanha.
Os três partidos lideram ministérios importantes no governo Lula. O União Brasil indicou os titulares do Desenvolvimento Regional (Waldez Góes), Comunicações (Juscelino Filho) e Turismo (Celso Sabino). O Republicanos comanda Portos e Aeroportos (Silvio Costa Filho), enquanto o PP ficou com o Esporte (André Fufuca).
Fato se repete
Belo Horizonte não está isolada quando se trata da falta de apoio aos petistas. Em São Paulo, onde o prefeito Ricardo Nunes (MDB) já tem o apoio do PL, PP e Republicanos e deve também obter o apoio do União Brasil, o PT e Lula apoiam o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).
Em Salvador (BA), o prefeito Bruno Reis (União Brasil) terá o apoio de PL, PP e Republicanos. Na capital baiana, o PT apoia Geraldo Júnior (MDB). Uma situação semelhante ocorre em Florianópolis (SC), onde o prefeito Topázio Neto (PSD) também deve reunir os quatro partidos para enfrentar o petista Lela Faria.
O prefeito de Maceió, JHC (PL), provavelmente contará com o apoio de PP, União Brasil e Republicanos em sua coligação na capital alagoana. Tião Bocalom (PL), que busca a reeleição em Rio Branco (AC), já tem o apoio de duas dessas legendas, faltando apenas a definição do Republicanos.
Uma exceção é o Recife (PE), onde o prefeito João Campos (PSB), com o apoio do PT, já conta com o Republicanos e União Brasil, e ainda tenta conquistar o PP. Em Fortaleza, o pré-candidato petista Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, tem a promessa de apoio do PP e Republicanos, mas enfrentará Capitão Wagner (União Brasil).
No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD), que deve ser apoiado pelo PT, já conta com o Republicanos em sua base e tenta ainda uma aliança com o União Brasil e o PP.