Presidente Lula  com a ministra Nísia Trindade (Saúde) no lançamento do Mais Médicos. -  (crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil     )

Ministra da Saúde teria recebido carta branca do presidente, que garantiu sua permanência na pasta

crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta terça-feira (19/3) com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, no Palácio do Planalto. O encontro ocorre após reunião ministerial na qual ela foi cobrada por ações para conter a crise dos hospitais federais no Rio de Janeiro e relatou sofrer pressões no cargo. O encontro consta na agenda oficial do petista e está previsto para acontecer a partir das 16h.

 

 

 

O chefe do Executivo reuniu nessa segunda-feira (18/3) com integrantes da Esplanada para o primeiro encontro do ano. depois do discurso oficial e de uma apresentação de resultados feita pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conversa seguiu a portas fechadas.

 

 

Segundo relatos, Lula cobrou ações de Nísia para combater a epidemia de dengue no país, a situação de saúde na Terra Indígena Yanomami, bem como uma solução para a crise dos hospitais federais no Rio de Janeiro. Uma reportagem publicada no domingo (17/3) pelo Fantástico mostrou equipamentos quebrados e instalações elétricas precárias nos hospitais.

 

Desabafo

 

Ainda durante a reunião, Nísia teria desabafado sobre a pressão que sofre no cargo e chegou a se emocionar, retirando-se brevemente da sala. A ministra sofre ataques de integrantes do Centrão, que querem o comando da pasta, e mais recentemente do PT do Rio de Janeiro, que critica mudanças feitas pela ministra nos hospitais federais do Rio.

 

Lula, por sua vez, teria garantido a Nísia que nenhuma pressão a removeria do cargo e reiterou que a ministra tem carta branca na pasta, inclusive para fazer demissões. No fim do dia, o ministério publicou a exoneração do diretor de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde, Alexandre Telles.