Jarbas Soares comentou a atuação do Ministério Público de Minas -  (crédito: Túlio Santos/EM/D.A. Press)

Jarbas Soares comentou a atuação do Ministério Público de Minas

crédito: Túlio Santos/EM/D.A. Press

Cinco anos desde a tragédia de Brumadinho, a serem completados na próxima quinta-feira (25/1), o procurador-geral de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, comentou o andamento do acordo de indenização. Em entrevista ao “EM Minas”, na noite desse sábado (20/1), o chefe do Ministério Público de Minas (MPMG) destacou que a judicialização do processo não era capaz de conferir uma resposta.

 

“Conseguimos entabular um acordo com a Vale, que foi responsável e reconheceu o problema que causou. Tínhamos a opção de continuar judicializado e não teríamos uma resposta imediata. Possivelmente, uma decisão judicial daqui 10, 15, 20 anos, não seria nem próxima do acordo que fizemos”, disse.


 

Jarbas lembra ainda que o processo criminal foi retirado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e agora está sob jurisdição da Justiça Federal. “O próprio Ministério Público Federal entende que não houve crime federal, e o processo foi retirado da justiça de primeiro grau”, emendou.

 

Ao mesmo tempo, o procurador afirma que o acordo de Mariana está sendo revisto, uma vez que todas as partes ficaram insatisfeitas com as definições.

 

“Todos estão insatisfeitos com o acordo, inclusive as empresas que alegam ter gastado mais de R$ 30 bilhões e não conseguiram entregar resultados adequados. Os atingidos não estão satisfeitos, o poder público não está satisfeito. Estamos há quase três anos discutindo um novo acordo. Chegamos agora em cláusulas definidas, muito baseadas no acordo de Brumadinho que está nos ajudando a fazer este”, frisou.

 

O programa “EM Minas” é transmitido para todo o estado pela TV Alterosa, às 19h30 de sábado. Cada episódio é dividido em três blocos, sendo dois transmitidos na televisão e um terceiro bloco exclusivo no YouTube do Portal Uai, onde todos os programas poderão ser vistos na íntegra.

 

Aos domingos, a entrevista completa fica disponível no portal e é publicada no jornal impresso do Estado de Minas. O público também pode conferir matérias com os principais destaques nos portais do EM e do Uai.