IMPRESSIONANTE

Vídeo: tornado atinge interior do Rio Grande do Sul

Tornado foi registrado durante passagem de linha de tempestades, com rajadas intensas de vento, queda de estruturas e danos localizados em áreas urbanas

Publicidade
Carregando...

Imagens do tornado de curta duração que foi registrado na cidade de Pelotas (RS) durante o temporal que atingiu a região na última quinta-feira (12/2) viralizaram nas redes sociais. O fenômeno foi observado por moradores e confirmado por autoridades locais. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O evento ocorreu durante a passagem de uma forte instabilidade climática que atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul. De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o tornado ocorreu por volta das 10h45, no bairro Fragata, durante a passagem de uma linha de tempestades. 

O fenômeno teve curta duração, mas provocou danos localizados, como queda de galhos, postes e danos estruturais em uma oficina mecânica. Não houve registro de feridos.

Dados da estação do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram rajadas de vento de até 75 km/h durante o temporal. Também foram registrados 40 milímetros de chuva em apenas 30 minutos, volume equivalente a cerca de 30% da média esperada para todo o mês na cidade.

Segundo meteorologistas, tornados são fenômenos atmosféricos de pequena escala, mas extremamente intensos. Eles costumam se formar a partir de tempestades severas e podem gerar ventos muito fortes, embora geralmente durem poucos minutos e causem danos localizados. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, os tornados podem se formar quando há forte contraste de temperatura entre o ar quente na superfície e o ar frio em altitude, especialmente durante tempestades intensas.

Já os ciclones são sistemas atmosféricos maiores, que podem afetar grandes áreas por vários dias. A rotação desses sistemas ocorre devido à força de Coriolis, resultado da rotação da Terra.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul reforçou a importância do monitoramento meteorológico e da emissão antecipada de alertas, especialmente para fenômenos de rápida formação, como tornados associados a linhas de instabilidade. Segundo o órgão, ao menos 13 municípios do Rio Grande do Sul registraram danos durante o temporal da última quinta-feira, com quedas de árvores, destelhamentos e alagamentos em diferentes regiões.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay