DESCONTRAÇÃO NA PRAÇA SÃO PEDRO

Papa arrisca truque com bola de basquete

Leão XIV tentou equilibrar a bola após apresentação de atletas, no Vaticano. Pontífice também destacou o papel humano, cultural e espiritual do esporte

Publicidade
Carregando...

O Papa Leão XIV protagonizou um momento descontraído nessa quarta-feira (8/4) ao tentar equilibrar uma bola de basquete durante audiência na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cena ocorreu após um encontro com o time Harlem Globetrotters, conhecido mundialmente por suas apresentações cheias de habilidade e humor.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Os atletas fizeram uma breve exibição ao fim da audiência geral semanal, arrancando aplausos do público. Em clima de descontração, o pontífice entrou na brincadeira e tentou executar um dos truques clássicos do grupo: girar a bola na ponta do dedo.

Há cerca de 10 anos, o papa Francisco, antecessor de Leão, também interagiu com os Globetrotters em uma ocasião no Vaticano e fez o truque. 

Além do momento leve, o papa também comentou temas internacionais. No mesmo dia, Leão XIV elogiou o recente cessar-fogo entre Estados Unidos e Irã, classificando o acordo como um “sinal de verdadeira esperança”.

Nesta quinta-feira (9/4), o pontífice também se reuniu com atletas italianos que participaram dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026. Durante o encontro, ele destacou o papel do esporte como ferramenta de formação humana, cultural e espiritual.

“O esporte, quando vivido autenticamente, não se torna apenas uma performance. É uma forma de linguagem, uma história feita de gestos, esforço, espera, quedas e novos começos”, afirmou.

Leão XIV ressaltou ainda o exemplo dos atletas paralímpicos, destacando como limitações podem se transformar em potencialidades. Para ele, o esporte ajuda a desenvolver disciplina, equilíbrio emocional e respeito mútuo.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

O papa também alertou para desafios do universo esportivo, como o uso de doping e a excessiva mercantilização dos atletas, que podem ser reduzidos a números ou imagens. “O verdadeiro sucesso se mede pela qualidade dos relacionamentos, pelo respeito e pela alegria compartilhada”, concluiu.

Tópicos relacionados:

leao leao-xiv papa papa-leao papa-leao-xiv

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay