Internacional

EUA diz que enviou proposta de acordo 'aceitável' sobre programa nuclear do Irã

Publicidade

Os Estados Unidos enviaram ao Irã uma proposta de acordo "aceitável" sobre o seu programa nuclear, e que é do interesse de Teerã "aceitar", indicou um meio de comunicação americano citando a Casa Branca no sábado (31).

"O enviado especial [para o Oriente Médio, Steve] Witkoff enviou uma proposta detalhada e aceitável ao regime iraniano, e é de seu interesse aceitá-la", disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, segundo o jornal The New York Times. 

A proposta surge logo após um relatório da ONU indicar que o Irã aumentou a produção de urânio altamente enriquecido. 

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, afirmou que seu contraparte de Omã lhe apresentou "elementos de uma proposta americana" durante sua visita a Teerã no sábado. 

Segundo o New York Times, a proposta pede que o Irã interrompa completamente o enriquecimento de urânio e propõe a criação de um grupo regional para produzir energia nuclear, que incluiria Irã, Arábia Saudita e outros países árabes, além dos Estados Unidos. 

Teerã realizou cinco rodadas de negociações com os EUA em busca de um novo acordo para substituir o pacto com as principais potências que o presidente americano Donald Trump abandonou durante seu primeiro mandato em 2018.

bur-tc/mtp/pc/zm/yr

Tópicos relacionados:

eua ira nuclear politica

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay