REDES SOCIAIS

Conclave tem data; brasileiros aguardam com memes

Com a popularidade de Francisco e do filme ‘Conclave’, escolha do próximo papa domina as redes sociais

Publicidade

O Vaticano divulgou que o conclave para escolher o próximo papa começa 7 de maio. A data foi definida na quinta congregação geral dos cardeais, realizada nesta segunda-feira (28/4). Desde a morte de Francisco, na última segunda-feira (2/4), o conclave é um dos assuntos mais populares das redes sociais no Brasil, rendendo diversos memes.

Ao todo, 135 cardeais, sendo sete brasileiros, vão se reunir na Capela Sistina para definir o sucessor do papa Francisco, que morreu na segunda (21/4) e foi enterrado no sábado (26/4), na Basílica Santa Maria Maior, em Roma. A votação ganhou ainda mais popularidade, após o filme “Conclave”, de Edward Berger, que foi indicado a oito Oscars.

“Depois que assisti ao filme, queria muito estar no Vaticano pra acompanhar as semanas do conclave e ver a fumaça subir da hora que queimam os votos. Cardeal Lawrence cuidará disso”, escreveu um perfil, citando o personagem de Ralph Fiennes no longa. 

“Queria ser um cardeal, tenho FOMO [Fear Of Missing Out, que é o medo de não conseguir acompanhar as atualizações e eventos] do conclave”, lamentou outro. Tem até internautas querendo participar das fofocas da votação. “Queria ser um cardeal e ter uma melhor amiga freira pra fofocar no conclave”, disse um terceiro.

Outros perfis sugerem novas formas de a Igreja Católica escolher um novo líder. “O conclave deveria ser igual ao Miss Universo: cada cardeal desfila com um traje típico do seu país e responde a uma pergunta sobre direitos humanos antes de cada votação (com apresentação de Ilze Scamparini e comentários de Milton Cunha)”, sugeriu um internauta. 

Entre os posts, existe muita torcida para que o Brasil eleja um novo papa, com base nos sete cardeais que podem votar no processo. “Tô lendo tanta coisa boa de mais um cardeal filipino, estarei torcendo para os dois divos nesse conclave, união Brasil e Filipinas”, torceu um perfil.

“Admita: não somos favoritos para vencer o conclave mas vamos dar um SHOW de resenha”, garantiu um segundo. “Off: eu tô amando a assiduidade do Brasil em relação ao conclave e como isso virou O EVENTO”, pontuou um terceiro. Veja mais memes:











Como funciona o conclave?

No conclave, os cardeais com poder de voto, no chamado Colégio de Cardeais, se reúnem na Capela Sistina, no Vaticano, completamente isolados do mundo exterior. Para ser eleito papa, um cardeal precisa ter dois terços dos votos. Os cardeais podem votar entre si, mas não podem indicar seus próprios nomes para o cargo.

Antes de iniciar a votação, três cardeais são escolhidos para serem os  escrutinadores, que são os responsáveis por contar os votos do conclave. Outro trio de cardeais é nomeado revisor do ritual. 

O primeiro dia de conclave começa com uma votação realizada entre os cardeais presentes, que indicam seus candidatos em uma cédula de papel. Caso um cardeal não obtenha o número de votos necessário, uma nova votação acontece no segundo dia.

A partir daí, podem acontecer até quatro eleições nos próximos três dias seguintes – duas pela manhã e duas à tarde. Se ainda assim não houver um eleito, há uma pausa de um dia, para que os cardeais façam orações para que Deus guie a escolha do novo papa.

Após a retomada do processo, podem acontecer mais sete votações, com direito a pausas até três vezes, para mais orações – caso um novo nome não seja escolhido. Em casos de discordância, os dois nomes mais votados vão para uma disputa direta.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Após cada votação, os votos são queimados e depositados em uma chaminé da Capela Sistina, para comunicar o resultado do pleito. Caso a fumaça saia preta, quer dizer que ainda não há um eleito. No entanto, quando a fumaça é branca, há festa na Igreja – o novo papa foi escolhido.

Tópicos relacionados:

mundo papa papa-francisco vaticano

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay