Milhares de sudaneses fogem dos confrontos em Darfur do Norte
Mais lidas
compartilhe
Siga noMilhares de pessoas fugiram de duas cidades em Darfur do Norte, onde ocorreram confrontos entre paramilitares rivais, informou a agência de migração da ONU nesta quarta-feira (15).
"Estima-se que 2.129 famílias tenham sido deslocadas" na terça-feira, informou a Organização Internacional para as Migrações (OIM), devido aos combates entre as Forças de Apoio Rápido (FAR), em guerra com o exército regular, e as Forças Conjuntas do Acordo de Paz de Juba, aliadas ao exército.
Desde abril de 2023, a guerra entre o chefe do exército Abdel Fatah al-Burhan e seu ex-vice, o comandante das FAR Mohamed Hamdan Daglo, causou dezenas de milhares de mortes em todo o país.
Também deslocou 12 milhões de pessoas e causou o que a ONU chama de uma das piores catástrofes humanitárias da história recente.
A vasta região ocidental de Darfur abriga cerca de um quarto da população do Sudão e metade dos 11,5 milhões de pessoas deslocadas pelo conflito.
Segundo a ONU, cerca de 1,7 milhão de pessoas estão deslocadas somente no estado de Darfur do Norte, das quais dois milhões sofrem de fome em níveis críticos e 320.000 estão em situação de fome.
bha/sk/cab/mab/mb/aa/dd