ALERTA DE CHUVA

Venda Nova registra trovões e relâmpagos; alerta é emitido para chuva forte

Aviso prevê pancadas de chuva, raios e ventos de até 60 km/h na região até as 8h desta terça-feira (3/11)

Publicidade
Carregando...

Moradores de Venda Nova, na Região Norte de Belo Horizonte, já observam trovões e relâmpagos na noite desta segunda-feira (2/11). A Defesa Civil municipal emitiu um alerta para a possibilidade de chuva forte, acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 km/h. O aviso abrange a capital e permanece válido até as 8h desta terça-feira (3/11).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

Diante da previsão, a orientação é que os moradores evitem áreas sujeitas a alagamentos e não trafeguem por ruas próximas a córregos e ribeirões durante períodos de chuva intensa. Também não se deve tentar atravessar vias inundadas nem permitir que crianças brinquem em enxurradas ou perto de cursos d'água.

A Defesa Civil recomenda ainda que a população não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores, devido ao risco de quedas provocado pelos ventos. Quem vive em áreas de encostas e morros deve redobrar a atenção para possíveis sinais de deslizamentos.

Durante tempestades com raios, a orientação é não permanecer em áreas abertas nem utilizar equipamentos elétricos. Em caso de rompimento de cabos da rede elétrica, ninguém deve se aproximar dos fios. A ocorrência deve ser comunicada à Cemig, pelo telefone 116, ou à Defesa Civil, pelo 199.

Rachaduras nas paredes de imóveis, fendas, depressões ou surgimento de minas d'água no terreno também são sinais que devem ser comunicados imediatamente à Defesa Civil.

Como receber alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber avisos sobre chuvas fortes, tempestades, granizo, vendavais, alagamentos e riscos de deslizamento pelo canal público da Defesa Civil no WhatsApp, disponível em bit.ly/DefesaCivilBH.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Outra opção é o serviço gratuito de SMS. Para se cadastrar, basta enviar o CEP da rua onde mora para o número 40199. Os alertas também são divulgados nos perfis oficiais da Defesa Civil no Instagram, Facebook e X, além do canal público no Telegram, identificado como defesacivilbh.

Tópicos relacionados:

chuva chuvas raios relampagos tempestade trovoes

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay