EMPRÉSTIMOS ILEGAIS

Polícia Civil investiga morte de colombiano e ligação com esquema de agiotagem na Grande BH

Homem de 34 anos, que segundo a PM atuava como agiota, foi encontrado morto em Ibirité. Caso é um desdobramento de investigações iniciadas em 2024

Publicidade
Carregando...

A morte de um colombiano de 34 anos, encontrado em estado de decomposição em Ibirité, é o mais recente desdobramento de uma investigação da Polícia Civil de Minas Gerais contra um esquema de agiotagem na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

Segundo a Polícia Militar, a vítima, conhecida como ‘Oscar Colombiano’, atuava como agiota, o que conectou o homicídio a uma apuração mais ampla sobre empréstimos ilegais e cobranças violentas na região.

Diferente do que se poderia supor, a descoberta do corpo não foi o ponto de partida das investigações. A Polícia Civil já apurava a atuação de grupos de agiotas na Grande BH desde 2024, em uma ação que resultou na "Operação Bola de Neve", com prisões realizadas em fevereiro e julho de 2026.

O homicídio do colombiano, ocorrido nessa terça-feira (29/9), adiciona uma nova camada ao caso, e a polícia agora apura se a morte foi resultado de um acerto de contas interno ou de uma disputa entre grupos rivais.

Leia Mais

Como funciona o esquema de agiotagem?

O modelo de atuação da rede investigada, segundo a polícia, segue um padrão criminoso bem definido para atrair e pressionar as vítimas, que são principalmente pequenos comerciantes:

  • Oferta de crédito rápido: Os criminosos oferecem dinheiro de forma ágil e sem burocracia, facilitando o acesso para pessoas com restrições de crédito.

  • Aplicação de juros abusivos: As taxas de juros impostas, que podem variar de 6% a 20%, tornam a dívida praticamente impagável, criando um ciclo de dependência para o devedor.

  • Cobrança violenta: Quando as vítimas não conseguem pagar, o grupo utiliza métodos de intimidação, que incluem ameaças, agressões físicas e até mesmo sequestro para forçar a quitação do débito.

Quem era o homem encontrado morto?

A vítima, segundo informações da Polícia Militar, era um colombiano de 34 anos que atuava como agiota na região. Seu corpo foi encontrado com três perfurações de tiros nas costas. A identificação de sua atividade criminosa foi fundamental para que o caso fosse imediatamente vinculado às operações em andamento contra os esquemas de empréstimo ilegal.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Quais os próximos passos da Polícia Civil?

O foco da investigação agora se divide em duas frentes. A primeira é solucionar o homicídio, identificando os autores e a motivação do crime. A segunda é utilizar as informações deste caso para aprofundar a apuração sobre a estrutura do grupo, buscando identificar outros integrantes, desde os financiadores até os cobradores. As autoridades continuam o trabalho para desmantelar completamente a rede, dando sequência às prisões já efetuadas em fases anteriores da operação.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay